Além da radiação solar, há outro fator que afeta a pele e colabora potencialmente para o envelhecimento precoce: a poluição do ar. Para entender melhor sobre o tema, o DermaClub procurou a dermatologista Juliana Jordão, de Curitiba, no Paraná, que revelou qual é a influência do meio ambiente na qualidade da pele. Olha só!

Como os agentes externos afetam a pele?

De acordo com a médica, o que acontece é a produção de radicais livres, que são moléculas instáveis que provocam estresse oxidativo, agridem as células saudáveis do corpo e colaboram para o envelhecimento precoce. “Radiação solar, tabagismo, estresse e a poluição são fontes dessas substâncias. Quando produzidos naturalmente ao longo da vida, os radicais livres são neutralizados por enzimas protetoras. No entanto, quando aparecem esses fatores externos, a sua formação é intensificada, causando grandes agressões, muitas vezes, irreversíveis à pele”, esclareceu.

Sol + poluição danificam a saúde da pele

Segundo Dra. Juliana, o combo sol + poluição causa efeitos visíveis, principalmente rugas e flacidez, que surgem devido à degradação das fibras de colágeno. “Juntos, estes dois fatores ambientais também colaboram para mudanças nas funções biológicas de proteínas e o acúmulo de elastina. Assim, a pele fica mais suscetível ao aparecimento de manchas, além de agravar o fotoenvelhecimento”, concluiu.

5 cuidados para proteger a pele dos efeitos do sol e da poluição

A maneira mais eficaz de garantir a proteção completa contra os efeitos da radiação solar e da poluição é por meio do uso combinado do filtro solar com antioxidantes. Enquanto os protetores filtros impedem a penetração da radiação UVA e UVB na pele, os antioxidantes agem diretamente na redução dos radicais livres.

A médica ainda listou alguns cuidados que devem ser tomados para aumentar a proteção contra estes danos:

1) Invista em uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras e legumes;
2) Aposte em antioxidantes com altas concentrações de resveratrol, vitamina C e E combinados com o protetor solar;
3) Use produtos que associem ação antioxidante, antiglicante e anti-idade com filtro solar de amplo espectro;
4) Visite regularmente um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia para a manutenção de uma pele bonita e saudável.
5) Insira um cuidado fortalecedor na sua rotina de cuidados com a pele!

Essa etapa vai manter a sua pele protegida da ação dos poluentes, que podem causar o aumento da oleosidade, entupimento dos poros e o envelhecimento precoce. Invista em um produto com ativos que mantenham a região hidratada, como o ácido hialurônico. 

 Agora que você já sabe dos riscos a que estamos submetidos, previna-se e tenha sempre uma pele cheia de saúde!