A pele está exposta diariamente a diversos fatores externos e internos que afetam a sua saúde e aparência: poluição, privação de sono, má alimentação, estresse e até exposição solar excessiva. A ação desse conjunto de fatores em sinergia facilita o processo de oxidação celular que, consequentemente, resulta em sinais de envelhecimento precoce, como rugas, manchas e flacidez. Confira a matéria e entenda como essas agressões podem afetar a sua pele!

Saiba como agentes externos como o sol e a poluição afetam a pele

Segundo especialistas, a maior parte dos sinais de envelhecimento da pele são causados pela ação de agentes externos, sendo a ação da radiação solar e a poluição os dois fatores de maior impacto. Apesar de agirem de formas diferentes, ambos enfraquecem a barreira cutânea, desencadeando processos inflamatórios que causam o surgimento dos primeiros sinais de envelhecimento da pele, como manchas, rugas e flacidez.

Enquanto a ação dos raios UV são mais evidentes, podendo acarretar alergias, queimaduras, acne solar e câncer de pele, os danos causados pela poluição são mais silenciosos. Já reparou que após um dia no centro da cidade a sua pele tende a apresentar mais oleosidade e, logo em seguida, uma aparência ressecada? Isso ocorre porque o excesso de partículas de poluição obstrui os poros, deixando a pele desequilibrada. Assim, de modo a proteger a pele contra a ação de agentes externos, é necessário investir tanto no uso de protetor solar, quanto em ativos antioxidantes que fortalecem a defesa da derme contra os radicais livres.

Má alimentação, falta de sono e estresse também têm influência na saúde da pele

Diversos hábitos ligados a escolhas de estilo de vida também influenciam na saúde e aparência da pele. De modo a mantê-la sempre equilibrada, é essencial manter um conjunto de hábitos saudáveis, que incluem uma alimentação equilibrada e períodos de sono regulares, uma vez que esses dois elementos atuam diretamente no desencadeamento de processos inflamatórios e na desregulação hormonal. Por isso, para ter uma pele impecável e com a oleosidade sob controle, é importante evitar alimentos ricos em açúcar, sal, gordura e produtos industrializados, bem como dormir pelo menos 8 horas diariamente.

Outro fator que afeta o visual da pele é o estresse, uma vez que ele leva ao estresse oxidativo das células, deixando a pele com uma visual envelhecido e cansado. Além disso, uma rotina exaustiva também aumenta a produção das glândulas sebáceas, favorecendo, assim, o surgimento de cravos e espinhas.

Dessa forma, para a saúde da pele é fundamental manter uma rotina de hábitos saudáveis e, em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com o seu dermatologista.