Você provavelmente já teve pontas duplas - ou triplas - nos cabelos. Mas, você sabe por que isso acontece? As pontas duplas surgem quando a camada mais externas dos fios - a cutícula - sofre danos e se desprende das outras. O cabelo saudável tem três camadas seladas por proteínas, mas fatores externos - como o sol, tratamentos químicos e chapinha - agridem o cabelo e deixam a parte mais interna expostas, causando as pontas duplas. Para resolver ou evitar esse problema, confira 5 dicas:

1) Faça um procedimento de reconstrução capilar em um salão de beleza

Se você é adepta de químicas como tinturas ou escovas progressivas, invista em tratamentos que recuperam a massa capilar para evitar as pontas duplas. Existe uma infinidade de procedimentos diferentes, mas a cauterização e a reconstrução são muito indicadas. Eles fazem uma hidratação mais profunda que aquela feita em casa, além de devolver a umidade e as proteínas perdidas.

2) Corte as pontas danificadas

Para acabar com as pontas duplas, o ideal é cortar toda a parte danificada do cabelo. Mas, como algumas pessoas temem a mudança, existem técnicas para retirar as pontas mais agredidas sem alterar o comprimento. Pensados especialmente para quem quer cuidar dos fios sem mudar o look, os cortes podem ser feitos com profissionais especializados em cabelos danificados.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

3) Invista em produtos que selam as pontas

Embora não seja possível recuperar totalmente as pontas duplas, existem produtos que selam temporariamente. Eles contém polímeros com cargas positivas e negativas que se ligam ao cabelo, dando uma aparência mais saudável às madeixas. Como esses produtos saem com a lavagem, ao parar de usá-los as pontas duplas voltam a ficar visíveis.

4) Aposte em finalizadores com silicone

O silicone funciona como uma espécie de cola para os cabelos, unindo as escamas dos fios danificados. Por isso, utilizar produtos sem enxágue com esse ingrediente ajuda a disfarçar as pontas duplas. O silicone também cria uma barreira protetora, que controla o frizz e garante mais brilho. Mas é preciso ter cuidado, não faça chapinha depois de usar produtos com o componente, já que o calor pode acabar danificando o cabelo.

5) Proteja seus fios contra o sol

A exposição ao sol agride proteínas presentes no cabelo - principalmente a ceramida. Essa proteína mantém as três camadas dos fios unidas, então quando ela é danificada os cabelos ficam ressecados e suscetíveis ao surgimento das pontas duplas. Por isso, a dica é investir em produtos com protetor solar sem enxágue.