Com o fácil acesso aos industrializados e a dificuldade de informação sobre comida saudável, hoje é cada vez mais comum qualquer pessoa ingerir alimentos pobres nutricionalmente. Inclusive as crianças. No caso dos pequenos, é ainda mais essencial ter uma alimentação natural com verduras, legumes e frutas à disposição! Quer saber o por quê? O DermaClub te explica!

Por que crianças precisam de uma alimentação diferenciada?

De acordo com a pediatra Sandra Moraes, de Curitiba, as crianças estão em uma fase de demanda metabólica intensa, já que estão em crescimento. “A contribuição nutricional é superimportante para desenvolver os órgãos e tecidos. O corpo dos pequenos precisa de quantidades ideais de proteína e carboidratos, além de microelementos e suplementação de ômega 3, da gestação até os três anos de idade”, contou.

Dicas para uma alimentação infantil equilibrada

Segundo a médica, cada fase de crescimento tem as suas particularidades, sendo essencial respeitá-las para a conquista de uma vida adulta saudável. Por isso, algumas dicas podem ser seguidas para equilibrar a alimentação das crianças:

- Até os seis meses de idade, o leite materno deve ser o único alimento do bebê;

- Evite expor a criança ao açúcar, como doces, refrigerantes e sucos de caixinha, até os 2 anos de idade;

- Para crianças maiores, a alimentação deve ser variada, colorida e dividida ao longo do dia;

- Incentive o consumo de todos os tipos de frutas, que também podem ser ingeridas como sucos e em vitaminas.

Sedentarismo + tecnologia: fatores que podem influenciar negativamente a saúde das crianças

A Dra. Sandra conta que carboidratos consumidos em excesso combinados com o sedentarismo contribuem para o desenvolvimento da obesidade. “Poucas crianças correm e brincam livres, atualmente. Isso causa uma maior tendência para o sedentarismo, já que bicicletas e cordas foram substituídas por tablets, videogames e smartphones”, disse.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.