Para que a maquiagem possa cumprir com o seu papel de realçar a nossa beleza, é preciso tomar cuidado não apenas com os produtos que vamos aplicar no rosto, mas também com os utensílios. É imprescindível que pincéis e esponjas sejam higienizados corretamente e com frequência. Pincéis sujos acumulam produtos e bactérias, que são extremamente prejudiciais à pele e eles limpos facilitam a aplicação da make. Ficou curioso? Então aprenda!

Entenda porque é importante manter a limpeza dos pincéis em dia

Pincéis que não são limpos por muito tempo juntam produto e poeira e se tornam vetores de bactérias e fungos que podem ocasionar infecções e irritações na pele e agravar casos de acne. Ferramentas contaminadas podem inclusive causar dermatites e, em casos mais graves, foliculite, micose e herpes. Dessa forma, a limpeza das ferramentas de maquiagem se torna essencial para garantir a saúde da pele.

Como fazer a limpeza dos pincéis de maquiagem?

O recomendável é higienizar os utensílios de make toda semana. Existem vários produtos específicos no mercado para a função, mas também existe a opção de usar água morna e um shampoo neutro. Com o produto de sua escolha, mergulhe as cerdas dos pincéis no líquido e, com movimentos circulares, esfregue delicadamente as cerdas na palma da mão. Repita a ação e enxágue com água corrente em abundância. Deixe secar na horizontal ou de cabeça para baixo ou, se quiser agilizar o processo, seque com a ajuda de um secador com ar frio. O mesmo processo de limpeza é válido para as esponjas ou beauty blenders.

Siga essas dicas para manter seus pincéis limpinhos e sua pele saudável!