Você já pensou nos tipos de alimentos que ingere e o que eles representam para a sua saúde? Com a correria do dia a dia, cada vez mais consumimos industrializados, que são extremamente prejudiciais ao organismo, devido aos aditivos químicos presentes. Entre as principais consequências de manter uma dieta rica em produtos processados e/ou refinados estão questões como ganho de peso, aumento da incidência de alergias, além de problemas cardiovasculares.

Alimentos industrializados: o que são itens refinados, processados e aditivos químicos?

Entre os alimentos industrializados, existem dois tipos principais: os refinados e/ou processados. Enquanto os refinados passam por um processo que remove grande parte do seu valor nutricional, os processados sofrem adição de sal, gordura e açúcar. Para fazer o alimento durar mais e realçar o seu sabor, os produtores também adicionam aditivos químicos, incluindo adoçantes, aromatizantes, corantes, emulsificantes e acidulantes.

Descubra os malefícios que o alto consumo de alimentos processados podem causar

Uma dieta rica em industrializados, além de ser muito mais calórica e pouco nutritiva, ainda aumenta as chances de problemas cardiovasculares, gástricos e respiratórios, além de alergia e colesterol elevado. Isso acontece porque o consumo intenso de produtos processados - como pão francês, biscoitos, açúcares refinados e fast food - sobrecarrega o organismo, que, por sua vez, reage apresentando inflamações.

Quer ter mais saúde? Mantenha uma dieta balanceada

Se você quer alcançar uma vida mais equilibrada, não tem mistério: adote uma dieta balanceada, rica em alimentos naturais e com baixo consumo de itens industrializados. Faça refeições coloridas, nutritivas e variadas, aumente a ingestão de água e estabeleça uma rotina de atividades físicas. No entanto, antes de aderir à qualquer dieta, entre em contato com o seu nutricionista, que vai poder te indicar o melhor caminho para as suas necessidades!