Os lábios são uma área do rosto delicada e, por isso, precisam de cuidados especiais. Já reparou que, durante o inverno, é comum que a boca fique mais ressecada? Isso acontece tanto pela influência dos agentes externos, como sol, vento e frio, como pela presença da saliva, que está sempre em contato com a superfície dos lábios. Pensando nisso, o DermaClub conversou com o dermatologista Abrahão Osta, de Belo Horizonte, que revelou suas dicas para conquistar uma boca macia, hidratada e protegida. Olha só!

Por que os lábios ressecam mais durante o inverno?

De acordo com o médico, a região da boca produz pouco sebo e, por esse motivo, é mais sensível. Assim, devido à ação dos agentes externos, como sol, vento e frio, fica ainda mais delicada e propensa a ressecamento, descamação e fissuras.

“O contato direto com a saliva, por sua vez, prejudica a cicatrização, ocasionando uma irritação primária nos lábios. Isso acontece porque, geralmente, as pessoas têm o hábito de passar a língua e tirar as pelinhas ao morder a boca”, disse.

Como manter os lábios super-hidratados durante a estação mais fria?

O uso de produtos tópicos, como os reparadores de barreira labial, é essencial para hidratar, proteger e restaurar a região durante o inverno. “Entre os ativos mais recomendados para recuperação da pele, estão: pantenol, manteiga de karité e lipídeos”, citou.

Outros cuidados também não podem ficar de fora da sua rotina, se o objetivo é conquistar lábios incríveis. A ingestão de cerca de dois litros de água ao longo do dia ajuda a hidratar de dentro para fora. Enquanto evitar arrancar as pelinhas e passar a língua sobre a boca também são hábitos que devem ser adquiridos.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.