Com o passar dos anos, assim como todo o corpo, os nossos lábios acabam envelhecendo, perdendo sua firmeza, ficando finos e cheio de rugas ao redor da boca. Seja para esses casos ou por alguma ocasião estética, muitas pessoas estão em busca de procedimentos que proporcionem e devolvam volume à região, como é o caso do preenchimento com ácido hialurônico. Mas como essa técnica é feita? O que fazer para que os lábios fiquem com aspecto natural? Quais cuidados devemos ter após o tratamento? Essas e outras dúvidas o DermaClub esclareceu com a dermatologista Christiane Gonzaga, do Rio de Janeiro. Confira!

Entenda o que é o preenchimento dos lábios feito com ácido hialurônico

De acordo com a médica, o preenchimento labial é a aplicação de ácido hialurônico para dar volume aos lábios. “Essa substância é produzida naturalmente pelo nosso organismo, é uma molécula de açúcar que serve como lubrificante, especialmente em articulações e cartilagens da pele, conferindo hidratação e elasticidade”, explicou.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Como o procedimento é feito? Veja o passo a passo do preenchimento labial

Passo 1) Antes, é aplicado um anestésico tópico para garantir mais conforto.

Passo 2) As injeções são feitas com uma agulha fina, por onde é a aplicada a substância.

Passo 3) Durante a aplicação, o profissional vai modelar o local com uma leve massagem.

Em média, o preenchimento leva 1ml de ácido hialurônico. Mas a quantidade varia do desejo de cada paciente, alguns preferem menos volume.

Por quanto tempo dura o efeito do preenchimento?

Segundo a Dra. Christiane, “o período de reabsorção do ácido hialurônico pelo organismo costuma demorar de seis a 18 meses, dependendo do organismo do paciente e da quantidade da substância”. Se a paciente desejar manter o volume, ela pode fazer novamente o procedimento após esse período.

O que é preciso fazer para o tratamento ficar com aspecto natural?

Antes de qualquer coisa, é importante alinhar o resultado desejado junto com o dermatologista ou cirurgião plástico. É fundamental que o paciente organize as expectativas do tratamento com os resultados que vão ser conquistados. “A prioridade do especialista sempre é garantir uma aparência natural, que mantenha as características individuais de cada paciente. Procure um profissional de confiança, bem qualificado e confira a procedência do material utilizado”, garantiu.

Quais cuidados devemos ter com os lábios após o tratamento?

Nas 48 horas pós-procedimento, é preciso evitar bater os lábios, tomando cuidado com copos e garfos. A região pode ficar inchada e ressecada, mas isso passa em questão de dias. O resultado final pode ser visto entre cinco e sete dias.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.