Uma pele forte é aquela que consegue resistir melhor às agressões causadas por fatores internos e externos frequentes em nosso dia a dia - como a poluição, radiação solar, má alimentação, estresse, entre outros. De fato, existem muitos problemas dos quais não conseguimos fugir, mas que podemos nos proteger praticando simples cuidados. Para esclarecer melhor essas medidas, o DermaClub conversou com a dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo, que listou 5 hábitos que ajudam a manter a região fortalecida.

1) O uso do filtro solar + antioxidante protege a pele do sol e da poluição

Você sabia que a maior parte dos sinais do envelhecimento da pele são causados pela ação de fatores externos? A radiação solar e a poluição são os que mais geram esse impacto. Embora ajam de formas diferentes, ambos causam enfraquecimento da barreira cutânea, deixando a região mais vulnerável ao envelhecimento precoce, formação de manchas, rugas e flacidez. Para evitar que esse cenário aconteça antes do tempo, é importante apostar no uso conjunto do filtro solar e do antioxidante, que ajudam a fortalecer a defesa da pele dessas agressões.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2) Ácido hialurônico hidrata e ajuda na produção de colágeno e garante uma pele mais resistente

Quando a pele está fragilizada, logo conseguimos identificar os seus primeiros sintomas: flacidez, ressecamento, sensibilidade, além de ficar suscetível aos danos dos agentes externos e internos. Todos esses sinais também podem significar a falta de colágeno - proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à região. Segundo a médica, para fortalecer e devolver toda sustentação à pele, é fundamental apostar no ritual de cuidado com ácido hialurônico. “Desta forma, conseguimos intensificar a hidratação e a produção natural das fibras de colágeno de boa qualidade, conferindo mais suporte e contorno ao rosto”, esclareceu.

3) Aposte em ativos refrescantes como a água termal

Quando falamos em fortalecer a pele, existem alguns ativos que não podem ficar de fora da sua rotina de cuidados, como a água termal. “A água termal é um calmante antioxidante, que ajuda a repor a deficiência de nutrientes na pele. explicou a dermatologista. Para garantir maior eficácia aposte em um dermocosmético que contenha essa substância.

4) Bons hábitos colaboram para uma pele mais forte e saudável

Nossa pele é reflexo dos hábitos e atitudes que praticamos diariamente. Portanto, se você tem uma má alimentação, uma rotina estressante e não pratica uma atividade física, por exemplo, tudo o que está acontecendo no seu organismo, vai refletir na camada cutânea. “É fundamental minimizar, ao máximo, os possíveis danos que sofremos ao longo do dia, que podem prejudicar a formação de novas fibras de colágeno”, atentou. Sendo assim, leve uma vida saudável, pratique bons hábitos e garanta uma pele mais bonita e forte por mais tempo.

E principalmente, não esqueça sempre de consultar o seu dermatologista!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.