O protetor solar é indispensável na rotina de cuidados com a pele. Por isso, é importante ficar atento aos melhores veículos para cada tipo e, principalmente, aos ativos presentes na composição. No caso da oleosa, o produto certo pode ser ideal no tratamento contra o brilho extra e a acne. Por isso, o DermaClub conversou com a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo, que concedeu dicas para acertar na proteção da pele sem prejudicá-la. Confira a entrevista!

Entenda qual a importância de escolher o protetor solar ideal para o seu tipo de pele

Segundo a médica, protetores solares incompatíveis com o seu tipo de pele podem deixá-la mais oleosa. “O produto é muito importante no dia a dia de todos - o ideal é usar um fator de proteção igual ou maior que 30 -, por isso é importante acertar no dermocosmético. O uso inadequado pode levar ao entupimento dos poros, o que acaba estimulando a acne”, explicou.

Existem ótimas alternativas de protetores solares que ajudam a controlar a oleosidade da pele ao longo do dia. “Converse com o seu dermatologista para escolher o melhor protetor solar para o seu tipo de pele. Uma dica é procurar na embalagem termos como ‘toque seco’, ‘toque limpo’ e ‘controle de oleosidade’ para aplicar na área do rosto, e texturas fluidas, como o spray, para o corpo”, pontuou.

Descubra quais são os melhores ativos presentes em protetores solares para peles oleosas

Para Dra. Lilia, é muito mais fácil encontrar produtos específicos nas lojas. “A tecnologia Airlicium, por exemplo, é inovadora, pois controla o brilho com micropartículas matificantes. Toda vez que a pele produz oleosidade ou umidade, as partículas - encapsuladas com 99% de ar - são ativadas”, explicou.

Dermatologista dá dicas para uso do protetor solar em pó

De acordo com a médica, não é necessário lavar o rosto para reaplicar o produto. “Os protetores em pó são muito práticos para serem utilizados ao longo do dia e também funcionam como retoque para maquiagem, conferindo opacidade ao rosto. Além disso, são ótimas opções para a pele oleosa devido à textura seca”, concluiu.

Consulte seu dermatologista e inicie já a sua rotina de cuidados com a pele!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.