Na listinha de produtos que não podem faltar no seu dia a dia, o must have deve ser o protetor solar - principalmente, durante o verão, época em que a intensidade da radiação é ainda maior. Mas qual o filtro perfeito para encarar a temporada mais quente do ano e proteger a pele dos efeitos nocivos do sol? Em conversa com a dermatologista baiana Tatiana Matos, o Dermaclub buscou saber quais as características que não podem faltar para uma proteção completa. Olha só!

Descubra como ter uma proteção ideal para o verão e a necessidade da reaplicação

As beauty addicts já sabem que o filtro solar é indispensável para prevenção de câncer de pele, manchas e envelhecimento precoce. De acordo com a Dra. Tatiana, no verão, o uso do produto deve ser intensificado com fator de proteção solar e FPUVA - proteção contra raios UVA - ainda maiores. “É fundamental não esquecer da reaplicação, especialmente na praia ou na piscina, que deve ser a cada duas horas”, explicou.

E na hora de escolher o produto, como saber qual é o FPS ideal?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologista, o fator de proteção solar mínimo é 30. No entanto, diferentes tipos de pele têm necessidades distintas. Confira abaixo as sugestões:

- Pele negra: FPS 30 - porque também possui proteção naturalmente;

- Pele morena que bronzeiam facilmente: FPS50;

- Pele branca com tendência a manchas: FPS60;

Conheça o que não pode faltar no filtro perfeito para o seu verão

A médica afirma que o produto ideal deve conter proteção contra raios UVA e UVB, no mesmo dermocosmético. Além disso, o FPUVA deve ser ⅓ do número do FPS e o produto deve ter textura e aplicação agradáveis na pele.

“Não podemos esquecer os horários adequados à exposição solar, que deve ser antes de 10h e após 16h! Sempre lembrando também de beber água constantemente e usar chapéus e óculos de sol, porque proteção nunca é demais”, acrescentou a Dra. Tatiana.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.