Exibir a pele bonita e viçosa durante o verão não é nenhum bicho de sete cabeças. O principal para conquistar a pele ideal é mantê-la saudável. Para isso, é preciso proteger-se contra ação da radiação solar, hidratar o corpo, apostar nos produtos certos e tomar alguns cuidados. O DermaClub separou 9 dicas para você arrasar na estação mais quente do ano. Confira!

1) Proteção solar é a sua melhor amiga durante o verão - e no restante do ano!

A proteção solar é o principal e um dos mais importantes cuidados para se ter com o corpo durante todo o ano. Durante o verão, devido aos altos índices de radiação solar, a prática deve ser intensificada. Aumente o valor do FPS e reaplique no decorrer do dia ou sempre que entrar em contato com a água. Não esqueça de proteger os lábios, mãos, orelhas e os pés!

2) Resfrie a temperatura da pele

O calor resseca o corpo, por isso tenha sempre em mãos um spray de água termal geladinho. Além de resfriar a temperatura da pele, refrescando, o produto ajuda a evitar irritações e vermelhidões causadas pelo sol ou pelas altas temperaturas. Não esqueça de incluir o produto no seu nécessaire de praia e piscina!

3) Dê preferência aos banhos de água fria ou morna

A dermatologista Vanessa Metz, do Rio de Janeiro, explicou o que acontece no banho quente: “A água promove o ressecamento e, com o tempo, a pele pode ficar craquelada”. Durante os dias de verão, o corpo já sofre agressões do sol ou de altas temperaturas presentes constantemente. Tomar banho com água morna ou fria, além evitar o ressecamento extremo, melhora a circulação sanguínea e ainda promove a desobstrução dos poros.

4) Aposte em cosméticos com fator de proteção

Sejam bases, pós e batons para o rosto, leave-ins ou óleos para os cabelos, prefira produtos que apresentem FPS e garanta maior proteção. Mas não abandone o filtro solar! A maquiagem ou cosmético para o cabelo com fator de proteção servem como complemento para a defesa do corpo contra os danos da radiação.

5) Abuse dos acessórios como óculos escuros e chapéus

Os acessórios são grandes aliados na hora da exposição ao sol. Os óculos escuros facilitam a adaptação dos olhos aos ambientes muito claros e ainda diminuem as marcas de expressão formadas quando a área está semicerrada. Já os chapéus protegem o couro cabeludo e quanto maior for a aba maior será sua área de cobertura do rosto.

6) Faça esfoliação no corpo uma vez por semana

Segundo especialistas, para peles normais, o indicado é realizar a esfoliação facial e corporal até duas vezes na semana. Contudo, durante o verão a região fica fragilizada e os riscos de reação aumentam, por isso diminua a realização do procedimento para uma vez na semana.

7) Mantenha o corpo sempre hidratado

Para deixar a pele viçosa, é preciso caprichar na hidratação. Aproveite o momento pós-banho, em que as texturas penetram a pele com maior facilidade, para usar cremes ou óleos. Além disso, não esqueça de manter mãos e pés sempre nutridos!

8) Aposte em produtos leves

O ideal é deixar a pele livre, visto que cosméticos muito pesados podem obstruir os poros. Se você não abre mão do make pro dia a dia, invista em produtos fluidos para se prevenir dos comedões e das espinhas. Além disso, evite fórmulas com presença de óleos.

9) Alguns alimentos potencializam a proteção solar

Alimentos que apresentam substâncias como a vitamina E, omêga 3, antioxidantes e betacaroteno aumentam a ação do filtro solar e deixam a pele mais bonita. Acrescente na dieta alimentos alaranjados como cenoura e abóbora, além de peixes e castanhas.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.