Não há dúvidas que o protetor solar com cor é um adianto e tanto na rotina: além de proteger e hidratar a pele, ele ainda cobre imperfeições e uniformiza o tom - tudo em um só passo. Hoje em dia, existem até fórmulas de alta cobertura, capazes de substituir perfeitamente a base e o corretivo na maquiagem. Mas existe uma dúvida que persegue o produto: por ser mais denso, será que ele entope os poros como a maioria das bases? Para esclarecer o assunto, DermaClub entrevistou a dermatologista Betina Stefanello, do Rio de Janeiro. Confira!

Qual o diferencial de um protetor solar com alta cobertura?

De acordo com a Drª Betina, “ele tem um efeito base para conseguir cobrir melhor toda a superfície da pele, sem deixar irregularidades. Ele é mais denso e tem uma coloração que visa uniformizar a cor da pele”. Então, se você ainda está em dúvida entre investir em um filtro com cor com alta cobertura ou outro com cobertura leve a média, a dica é avaliar se a sua pele possui muitas irregularidades, como manchas, olheiras e vermelhidões. Nesse caso, a primeira é a melhor opção, já que, com apenas uma camada, você poderá uniformizar todo o tom da pele ao mesmo tempo que a protege.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Por ser mais denso, esse produto pode entupir os poros? Quais os problemas que isso pode trazer para a pele?

Um produto que obstrui os poros muitas vezes pode levar à formação de lesões de acne, como espinhas e cravos. Por se tratar de um produto mais espesso, a dermatologista afirma que sim, o protetor solar com alta cobertura pode trazer esse problema para a pele. “No entanto, depende da fórmula - a dica-chave é investir numa fórmula não-comedogênica, ou seja, que não obstrui os poros criando comedões”, afirmou a médica.

Quais os cuidados que devemos ter com a pele para evitar a obstrução dos poros?

Segundo a dermatologista, acima de tudo é essencial manter uma rotina de cuidados com a pele básica de limpeza. “Lavar, limpar profundamente os poros com sabonete facial e solução micelar. No caso de algumas obstruções, pode usar um esfoliante, duas a três vezes na semana. Depois, aplique um antioxidante e, então, o protetor solar. Á noite, é importante repetir as etapas da limpeza, justamente para evitar o entupimento dos poros”, explicou.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.