Existem inúmeras opções de protetor solar, mas achar a fórmula perfeita nem sempre é uma tarefa fácil. Especialmente para quem tem pele seca a normal, já que, hoje em dia, o mercado parece estar mais focado em atender as necessidades da pele da maioria das brasileiras: mista a oleosa. No entanto, nada de desespero: existem, sim, algumas alternativas para quem não apresenta oleosidade da pele - mas também não quer deixar o rosto super gorduroso! Para saber como escolher, separamos algumas dicas. Confira só!

Por ter a pele seca ou normal, preciso investir em um protetor oleoso?

Nada disso! Embora uma base oleosa num protetor solar não vá fazer tanto “estrago” na pele seca ou normal quanto na pele oleosa e acneica, você não precisa apostar numa fórmula gordurosa. Isso só vai deixar o seu rosto pesado e por vezes até grudento - e isso ninguém quer, certo? Você pode optar por veículos mais leves, como loções fluidas, que deixam o rosto protegido, sem aquela sensação pegajosa.

Quais ingredientes deve ter o protetor solar para pele seca?

Na hora de investir em um protetor solar para a pele que sofre com ressecamento, ou até a pele que não apresenta muitos problemas, como a normal, é importante apostar numa fórmula enriquecida com ingredientes hidratantes, como a água termal. A hidratação é fundamental para manter a barreira cutânea saudável, o que previne irritações, sensibilidade, coceira e até crises de doenças de pele, como a dermatite atópica.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Além disso, a pele seca apresenta os sinais do envelhecimento precoce mais cedo que a oleosa ou mista - sim, isso não é mito! Isso acontece porque a falta de hidratação natural acaba deixando as linhas finas mais marcadas. Para evitar esse cenário, vale a pena apostar num protetor solar com ação antienvelhecimento e antioxidante, como aqueles enriquecidos com ingredientes como a vitamina E.

Qual o FPS indicado para estes tipos de pele?

A pele seca a normal, assim como todos os outros tipos, necessita de um FPS elevado para a proteção diária, como o fator 50 ou 60, para evitar manchas, queimaduras e até o câncer de pele. Além disso, é importante verificar se o produto oferece não só defesa contra os raios UVB, mas também contra a radiação UVA, responsável pelo envelhecimento precoce da pele.

*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!