O envelhecimento da pele, tanto do corpo quanto do rosto, não é ocasionado apenas devido ao passar do tempo. Além da idade, esse processo pode ser favorecido por agentes externos como poluição, sol, tabagismo, má alimentação e estresse. Mas, você sabia que é possível preveni-lo e manter a saúde da pele por mais tempo com a ajuda de alguns hábitos e produtos específicos?

Além da idade, saiba quais são os principais fatores que causam o envelhecimento da pele

De acordo com a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo, o envelhecimento da pele pode ser dividido em intrínseco, que é o cronológico, ocasionado pela idade; e extrínseco, que é associado a fatores externos, sendo a exposição ao sol o maior deles. “Outros agentes, como tabagismo, estresse, alimentação inadequada e poluição, também aumentam a produção de radicais livres, contribuindo para o envelhecimento precoce”, explicou.

Descubra como prevenir o envelhecimento precoce da pele

Montar uma rotina de cuidados da pele com a ajuda do seu dermatologista é o primeiro passo para minimizar o envelhecimento precoce. Segundo a Dra. Lilia, alguns hábitos não podem faltar no ritual diário, independentemente do tipo de pele. Olha só:

- O filtro solar é o seu melhor amigo: mesmo em dias nublados, chuvosos ou em ambientes fechados, o protetor não deve sair do seu nécessaire. Além de proteger contra a radiação UVA e UVB, o produto pode ter mais funções, como controlar a oleosidade da pele e disfarçar poros e imperfeições. Não esqueça de reaplicar o produto a cada duas ou três horas;

- Proteja-se da poluição:A poluição também incentiva a produção de radicais livres, que leva ao envelhecimento da pele. Por isso, é recomendado o uso de antioxidantes - que podem estar presentes em produtos como água termal até dermocosméticos anti-idade -, a fim de neutralizar essa ação”, recomendou a médica;

- Sem estresse: aposte em um estilo de vida saudável! Praticar alguma atividade física e ter uma alimentação balanceada ajudam a manter o corpo mais saudável e forte, afetando positivamente, inclusive, a sua pele. Dessa forma, fique longe de atividades estressantes e mantenha consciência total do seu corpo.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.