Mesmo que não tenha cura, por ser uma doença crônica, é importante entender que a psoríase pode e deve ser tratada! Quem possui essa condição na pele, tem toda a possibilidade de ter uma vida normal e mais saudável, sem precisar conviver constantemente com crises e lesões que incomodam. Para isso, é essencial seguir uma rotina de cuidados específica, usando produtos que ajudam a hidratar a pele e controlar a formação das feridas. O DermaClub indicou o tratamento mais indicado para o problema.

O que provoca a psoríase? Entenda as causas da doença de pele

A psoríase não é uma doença de pele que surge assim de repente. Mesmo que a sua causa não esteja totalmente esclarecida, sua manifestação é relacionada à imunidade baixa e à predisposição genética - ou seja, se alguém da sua família tem o problema, é provável que você também venha a desenvolvê-lo.

As lesões dessa doença crônica surgem na pele a partir de um processo de inflamação repetitivo e acelerado. O sistema inflamatório aumenta a velocidade da renovação celular. Normalmente, a pele se renova a cada 10 dias. Já em pacientes com psoríase, o processo se torna tão acelerado que a renovação e a descamação não passam despercebidas, causando lesões.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

O que é bom para tratar a psoríase? Conheça os melhores produtos para usar

Tudo vai depender do tipo de psoríase e do grau das lesões. Além disso, ao contrário do que muitos pensam, o tratamento da doença é diferente do da dermatite atópica. Embora o uso de pomadas corticóides também seja associado à rotina de cuidados do paciente com psoríase, em casos mais graves, recomenda-se o uso de medicações via oral ou injetáveis. Sem falar que o hidratante também muda, as fórmulas com ureia e ácido salicílico são mais indicadas para afinar as lesões (bem diferente dos que usamos em caso de dermatite).

Para melhorar a vida do paciente com psoríase, indicamos alguns cuidados diários que vão diminuir a progressão ou colaborar para a melhora da doença:

- Use hidratantes diariamente e produtos que reduzem a espessura das feridas;

- Evite o estresse. Se preciso, faça terapia ou pratique hábitos relaxantes para ter uma vida mais saudável e tranquila;

- Aproveite 15 minutos de exposição solar diária nos horários apropriados - um banho de sol moderado é bom para a psoríase;

- Não demore muito no banho e nem use água quente, isso só piora a gravidade das lesões.

*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!