Além da radiação solar, a poluição é um dos fatores mais prejudiciais à saúde da pele. Como estamos diariamente expostos à ela, é necessário termos alguns cuidados para evitar danos, como envelhecimento precoce e manchas. Pensando nisso, o DermaClub conversou com a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo, para descobrir os cuidados necessários e manter a saúde e beleza da pele. Confira!

Entenda como a poluição pode agredir a sua pele

Segundo a médica, grande parte do envelhecimento cutâneo ocorre devido a fatores extrínsecos ou ambientais. Juntamente com o sol, a poluição influencia no esgotamento das defesas antioxidantes, deixando a pele mais suscetível aos danos causados pelos radicais livres.

Você sabe o que são radicais livres? Descubra!

Dra. Lilia explica que estas moléculas instáveis agridem as células saudáveis do corpo, inclusive o DNA, e também afetam a pele. “Eles incentivam o envelhecimento precoce, assim, levam a uma quebra de colágeno e à diminuição da formação de novas fibras de colágeno. Clinicamente, isso se traduz em sinais comuns do envelhecimento, como linhas finas, textura irregular e falta de luminosidade”, contou.

Descubra quais tratamentos são indicados para evitar a agressão da poluição à pele

Sabia que, com os cuidados certos, é possível evitar os danos do sol e da poluição? Confira os três dermocosméticos indicados pela médica:

1) Filtro solar: opte por um produto de amplo espectro, que protege das radiações UVA e UVB, com FPS 30, no mínimo;

2) Antioxidantes: as vitaminas C e E e os polifenóis - como o chá preto e a kombucha -, por exemplo, são ideais para neutralizar os radicais livres e proteger a pele. Deve ser sempre combinado com o uso do protetor solar;

3) Ácidos: o ácido retinóico e seus derivados, como o retinol, e alfa-hidroxiácidos como ácido glicólico e lático, são indicados para tratar os danos das agressões externas, agindo na esfoliação, hidratação, clareamento da pele.

Acrescentando esses cuidados à sua rotina de beleza, é possível manter a pele saudável e bonita. Mas, antes de optar pelo uso de qualquer produto ou tratamento, consulte o seu dermatologista!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.