Já parou para pensar que o envelhecimento da pele do corpo, além de acontecer devido a um processo natural, também pode ser acelerado por causa de agentes externos, como exposição solar excessiva, poluição e variações climáticas? Assim, com o tempo, regiões mais expostas, como pescoço, colo e mãos, podem apresentar rugas, flacidez e manchas.

Entenda como ocorre o envelhecimento da pele do corpo

Segundo a dermatologista Daniela Pimentel, de São Paulo, o envelhecimento da pele do corpo ocorre da mesma forma que o do rosto. Existem dois tipos: o intrínseco, que é geneticamente determinado; e o extrínseco, que tem a ver com os agentes externos, como sol, poluição e maus hábitos - incluindo tabagismo e consumo de bebida alcoólica, por exemplo. “Os efeitos do envelhecimento são mais intensos nas áreas mais expostas do corpo, como pescoço, colo e mãos”, contou.

Saiba quais são os efeitos do envelhecimento cutâneo corporal a longo prazo

De acordo com a dermatologista, com o passar do tempo, o corpo diminui a produção de colágeno, ocasionando flacidez. Além disso, manchas, rugas e telangiectasias - vasos muito finos na superfície da pele - também podem surgir. “É importante lembrar que, com a exposição solar excessiva, alguns tipos de câncer de pele podem aparecer nas áreas mais expostas”, disse. Por isso, a visita recorrente ao dermatologista, além do uso diário de protetor solar e barreiras físicas são essenciais.

Veja quais são os cuidados e tratamentos necessários para prevenir o envelhecimento da pele do corpo

Para a Dra. Daniela, o principal cuidado e a melhor forma de prevenir o envelhecimento cutâneo é com o uso diário do filtro solar e com dermocosméticos específicos contendo antioxidantes, que devem ser recomendados por um dermatologista. Enquanto, as opções de tratamento dependem de cada caso, porém, os mais indicados são peeling, laser, luz intensa pulsada, microagulhamento e preenchimento com toxina botulínica.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.