A melanina é uma proteína presente no corpo que dá coloração aos olhos, cabelos e principalmente à pele. Ela é gerada pelos melanócitos - células que ficam na camada superior à derme - e, normalmente, apresenta coloração amarronzada. Para saber a função desta proteína na pele e evitar o surgimento de problemas, como o melasma, o DermaClub explica o papel da melanina.

Melanina: qual é a função dessa substância na pele?

Além de dar coloração à pele, olhos e cabelo, a maior função da melanina é ajudar a proteger o corpo e organismo dos impactos da radiação solar. Quando há uma alta exposição dos raios UV, ocorre uma produção maior de melanina. Os melanócitos agem dessa forma como um mecanismo de defesa contra a radiação que penetra na pele e causa lesões no DNA das células.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

O excesso de melanina pode gerar manchas de melasma

Além da exposição solar, a melanina pode ser estimulada por alterações hormonais e inflamações. Esses fatores podem causar manchas amarronzadas em algumas partes do corpo, conhecidas como melasma. Neste caso, o que ocorre é um aumento da atividade de melanócitos e, consequentemente, um acréscimo no depósito deste pigmento nos queratinócitos (células que formam a epiderme).

Para evitar essas manchas e a alta produção de melanina é importante evitar se expor demasiadamente ao sol e apostar no uso diário do protetor solar com FPS 30, no mínimo, além de barreiras físicas, como chapéus, óculos e roupas com proteção UV.