Manter a hidratação da pele, principalmente no inverno, é essencial para proteger o organismo da ação de agentes externos, como o frio, vento e a poluição. Mas, você sabia que até mesmo a pele oleosa precisa de nutrição durante a estação fria? Pensando nisso, o DermaClub conversou com a dermatologista Tatiana Di Perreli, de São Paulo, que explicou os benefícios de hidratar a pele no inverno. Confira!

Entenda por que a pele precisa de hidratação

Segundo a médica, a hidratação é requisito essencial para a saúde da pele, que quando hidratada, apresenta uma textura melhor, mais viço, luminosidade e maciez, respondendo melhor aos tratamentos dermatológicos. Além disso, quando há desidratação, o corpo fica mais suscetível às agressões externas, como vento, frio e poluição. “A pele precisa de hidratação para conseguir manter a sua função de barreira contra o ‘mundo externo’, protegendo o corpo também da ação de germes, micro-organismos e substâncias irritantes ou alergênicas”, explicou.

Descubra a importância de hidratar a pele durante o inverno

“No inverno, as agressões ambientais, como o frio, o vento e a baixa umidade, favorecem a desidratação natural da pele, por isso, os cuidados devem ser redobrados nessa estação”, disse. Assim, segundo a Dra. Tatiana, devido à essas características climáticas, costuma-se notar ressecamento, coceira, descamação e vermelhidão cutânea. Por isso, o uso de hidratantes específicos é essencial para manter a saúde da pele.

A pele oleosa também precisa de hidratação no inverno?

De acordo com a dermatologista, todas as peles precisam de hidratação, inclusive as oleosas - já que, se ela não estiver hidratada, ficará ressecada, reativa e ainda mais oleosa. Dessa forma, é importante que a escolha dos dermocosméticos para esta indicação seja realizada com cautela: os produtos devem proporcionar sensação de toque seco, com ação calmante e ser rapidamente absorvidos. Além disso, existem ativos hidratantes especialmente indicados para a pele oleosa, como Ácido-Hialurônico, D-Pantenol, Alantoína, PCA-Na e Niacinamida.

Veja a melhor forma de manter a pele, inclusive a oleosa, hidratada no inverno

Quer manter a pele super-hidratada durante a estação fria? Então, fique atenta às dicas da Dra. Tatiana: escolha dermocosméticos apropriados para a sua pele e não deixe de ingerir, ao menos, dois litros de água ao longo do dia. Para as peles oleosas, os produtos com textura sérum são os mais indicados, pois são leves e fluidos, proporcionam conforto na aplicação e permitem a sobreposição de outros produtos como o fotoprotetor, por exemplo. Já as peles mais secas devem investir em produtos com a textura mais densa. Por todas essas possibilidades e a importância do assunto, a visita ao dermatologista é essencial para selecionar quais dermocosméticos vão fazer parte da sua rotina!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.