Se você costuma ter a pele sensível, com certeza já se acostumou com as suas características: vermelhidão, ardor, coceira… Geralmente, esses sintomas são agravados por conta do ressecamento da pele, que leva ao comprometimento da barreira de proteção. Por isso, é muito importante manter a região hidratada - mas qual o melhor hidratante para resolver o problema sem sensibilizar ainda mais? Confira a matéria do DermaClub e descubra!

Por que a pele fica sensível?

Segundo a dermatologista Lilia Guadanhim, uma das características da pele sensível é a intolerância ou reatividade ao uso de certos cosméticos ou produtos químicos. “Esse tipo de pele é imprevisível e pode exibir vermelhidão, coceira, ardor, irritação, queimação e repuxamento. Nos casos mais intensos, é possível, inclusive, perceber descamação e pequenas feridas, devido ao aumento da resposta imune”, explicou a médica.

Além da reação a produtos, existem vários outros fatores que podem promover a sensibilidade da pele, como:

- Depilação (a cera, com lâmina, laser, linha…);
- Procedimentos estéticos, como peelings ou limpeza de pele profunda;
- Alterações hormonais (como, por exemplo, na gravidez)
- Clima frio e vento;
- Água muito quente;
- Etc.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Qual o melhor hidratante para pele sensível?

No dia a dia, para hidratar a pele que, naturalmente, é reativa, é importante apostar numa fórmula livre de fragrância, álcool e parabenos, já que estas substâncias tendem a provocar a sensibilidade. Fórmulas enriquecidas com ativos como ceramidas, glicerina, água termal e niacinamida são boas opções.

Já se a sensibilidade for momentânea, como após a depilação ou a lavagem com um produto muito agressivo, o ideal é apostar nos bálsamos reparadores e calmantes enriquecidos com pantenol.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.