Quem tem a pele oleosa sabe que deve praticar uma rotina de cuidados regrada. Além da limpeza, quem possui excesso de brilho no rosto, tendência à acne e poros abertos, precisa também de um filtro solar específico para chamar de seu. Mas qual é o melhor protetor para a pele oleosa? O DermaClub conversou com a dermatologista Gisele Sanches, de São Paulo, que esclareceu todas as características que o produto precisa ter. Veja só!

Quem tem a pele oleosa precisa usar filtro solar?

A médica garante que, “a pele oleosa, assim como todos os tipos de pele, precisa usar o filtro solar diariamente, independentemente da estação do ano”. Além disso, quem tem uma tendência maior à oleosidade, precisa usar um protetor específico para prevenir não só o fotoenvelhecimento como rugas, flacidez e manchas solares, como também, escolher o filtro solar correto para a pele oleosa e/ou acneica vai ajudar a controlar a oleosidade, as lesões da acne e reduzir o brilho no rosto.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Qual o melhor protetor solar para a pele oleosa?

Atualmente, existem várias opções de protetores que, além de proteger contra os raios solares, promovem controle do brilho e da oleosidade da pele. A fim de escolher o produto ideal para este tipo de pele, a Dra. Gisele, recomendou três dicas:

Dica #1) A primeira dica é checar na embalagem palavras como: protetor oil free, de efeito mate, não comedogênico, para pele oleosa ou acneica. “Esses tipos são os mais específicos, principalmente os não comedogênico, pois tem uma textura leve e evita o entupimento dos poros”, explicou.

Dica #2) Outra dica é procurar produtos que tenham uma textura leve e sem sensação pegajosa, já que a pele oleosa e/ou com tendência à acne é mais sensível às texturas de difícil absorção. O ideal para a este tipo de pele é uma fórmula de toque seco, que se torna imperceptível e não deixa sensação de pele pesada.

Dica #3) “Além disso, é importante que a pessoa de pele oleosa veja se na composição do produto tem silício, ácido salicílico e niacinamida, que ajudam no controle da oleosidade”, indicou a dermatologista.

Quem tem a pele oleosa precisa reaplicar o produto ao longo do dia

Muita gente negligencia este ponto. Mas a profissional explica que é fundamental reaplicar o filtro solar a cada duas horas, principalmente em caso de alta sudorese - o que é muito característico na pele oleosa. “O produto deve ser reaplicado durante o dia e não é necessário removê-lo antes de reaplicar. Os mais modernos não geram resíduos e podem ser reaplicados sem se acumularem na pele”, concluiu.

Dermatologista:

Drª. Caroline Cilião // CRM: 27944

Graduação em medicina pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) Residência Médica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Atuo na áreas de dermatologia: clínica, cirurgia e estética.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.