A limpeza da pele oleosa e acneica é uma etapa fundamental dos cuidados diários para quem tem esse tipo de pele. A higiene ajuda a eliminar a sensação gordurosa, além de remover o brilho excessivo e ainda manter os poros, que na pele oleosa estão dilatados pelo excesso de sebo, limpos, removendo impurezas que levam à formação de cravos e espinhas. Mas qual é o melhor produto para realizar essa etapa na rotina de cuidados com a pele? Ácido salicílico realmente ajuda no tratamento da acne? O DermaClub entrevistou a dermatologista Carolina Marçon, de São Paulo, para esclarecer a resposta. Veja só!

O que é uma pele oleosa e acneica? Conheça as características

De acordo com a médica, pele oleosa é uma pele que possui a produção de sebo pelas glândulas sebáceas aumentada. Essa condição se torna mais comum durante a adolescência por conta dos estímulos hormonais - quando os jovens começam a ter um aumento no hormônio testosterona, que estimula a glândula sebácea a produzir mais oleosidade, e assim, facilitando a formação e aparecimento das espinhas. “As características desse tipo de pele variam entre ter os poros mais dilatados, o rosto brilhoso, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo) e a formação de lesões de acne, cravos e espinhas, devido ao excesso de oleosidade junto com a queratina na pele”, explicou.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Qual é o melhor sabonete para acne e pele oleosa?

Segundo a Dra. Carolina, o sabonete ideal é aquele tem benefícios como a limpeza profunda dos poros e redução das espinhas e cravos, além de ser não comedogênico. “Um ativo que é bem eficaz e está presente em quase todos os sabonetes para a pele oleosa e acneica é o ácido salicílico. Ele possui uma função adstringente, que minimiza a oleosidade, além de ser um queratolítico e antimicrobiano. Outro componente que também é interessante e complementa o ingrediente anterior é o ácido glicólico”, ressaltou. Para potencializar os benefícios da fórmula procure por ativos que estimulam a renovação celular como LHA que irá auxiliar na desobstrução dos poros e agirá em sinergia com outros ativos, como o ácido salicílico.

Quantas vezes devemos usar esse produto?

O sabonete para acne e pele oleosa não deve ser usado em excesso. “O ideal é utilizar o produto duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Como ele tem uma ação detergente, acaba removendo o manto hidrolipídico, que é essa proteção responsável pela hidratação natural da pele. E se é utilizado em excesso, pode levar ao efeito rebote da oleosidade”, atentou.

Dermatologista:

Drª. Carolina Reato Marçon // CRM: 113.379

Dra. Carolina Marçon é fez sua especialização em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Possui título de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB). Especialização em Dermatoscopia e Oncologia Cutânea no Hospital AC Camargo. Membro Titular da American Academy of Dermatology (AAD). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Coordenadora do Programa Pró-Albino - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo/SBD.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.