Companheiro fiel da saúde da pele, o filtro solar deve estar presente na rotina de cuidados de todos. O produto, além de prevenir o câncer da pele, também ajuda a evitar a formação de manchas - solares e de melasma -, queimaduras e outros problemas. Mas, afinal de contas, quanto tempo dura o efeito do protetor na pele? Com que frequência devemos aplicá-lo? O DermaClub entrevistou a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo, que esclareceu as questões. Veja só!

Quanto tempo costuma durar o efeito do protetor na pele?

De acordo com a médica, a duração do efeito do protetor solar na pele depende de muitos fatores: “Os principais são a combinação de filtros, a estabilidade deles e, claro, o fator de proteção. Atualmente filtros de boa qualidade conseguem manter a pele protegida por até 8 horas”, esclareceu.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

De quanto em quanto tempo precisamos reaplicar o protetor?

Segundo o Consenso Brasileiro de Fotoproteção, devemos reaplicar o filtro a cada 2 ou 3 horas ou após esportes e mergulhos. “Isso é válido para atividades ao ar livre, mas em um dia de rotina de trabalho ou em locais fechados pode ser suficiente aplicar o protetor solar pela manhã e repassar próximo ao horário do almoço”, explicou a profissional.

4 dicas da dermatologista para aplicar o protetor corretamente:

1) O fator de proteção também depende da quantidade aplicada! O consenso brasileiro de fotoproteção recomenda o uso de uma colher de chá de filtro solar para o rosto.

2) Não se esqueça de aplicar o filtro solar nas pálpebras, áreas comumente acometidas por câncer de pele e muitas vezes esquecidas durante a aplicação.

3) Cuide também do pescoço, do colo e dos braços, aplicando diariamente o filtro solar nessas áreas.

4) Nenhuma maquiagem, mesmo com FPS, substitui o filtro, uma vez que a camada aplicada é fina e em geral insuficiente para garantir, sozinha, a proteção adequada da pele.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.