Praticar exercícios físicos é fundamental para manter uma vida saudável. O sedentarismo aumenta o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, além de facilitar o desenvolvimento da obesidade. Mas você sabia que para evitar isso não é necessário gastar muito tempo? Uma simples caminhada já é o suficiente para garantir a qualidade de vida. Confira 3 vantagens dessa atividade para a sua saúde.

1) Previne doenças crônicas

O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas como problemas cardiovasculares e câncer. Juntamente com o tabagismo, a obesidade e o consumo excessivo de álcool, entre outros, a inatividade física aumenta a chance de infartos, derrame e acidente vascular cerebral (AVC).

A boa notícia é que a partir de 120 minutos semanais - ou seja, 20 minutos diários, 6 vezes na semana -, as caminhadas já reduzem a probabilidade de desenvolvimento dessas doenças.

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2) Não tem contraindicações

Por ser uma atividade leve e de baixo impacto, pessoas de todas as idades podem praticá-la. Outra vantagem é não precisar de treinamento específico ou acompanhamento médico. Além disso, ao contrário de atividades físicas mais intensas, o risco de desenvolver uma lesão durante uma caminhada é muito pequeno. Enquanto praticantes de outros exercícios precisam interromper os treinos quando se machucam, a caminhada pode ser praticada o ano inteiro.

3) Pode ser praticada em quase qualquer ambiente

É muito ruim quando você se planeja para sair de casa e a chuva acaba com os planos, não é? Como as esteiras permitem fazer caminhadas indoor, o mau tempo não é um empecilho para a atividade física. E essa prática não precisa ser monótona: dependendo do seu condicionamento físico, é possível variar a intensidade do exercício - incluindo ladeiras e aumentando a velocidade.

Agora que você já conhece os benefícios da caminhada para a sua saúde, está esperando o que para começar a praticar?