Quando a pele está sensível, ela é reativa a muitos fatores, como a poluição, radiação, clima e substâncias químicas. Por isso, quem apresenta esta condição, costuma ter dúvidas sobre uma série de atitudes simples, desde a escolha de dermocosméticos, maquiagem até mesmo a temperatura mais adequada da água na hora de tomar banho. Muita gente pensa que quem tem a pele sensível não pode tomar banho quente, principalmente nas épocas frias, como no inverno - isso é verdade? O DermaClub esclarece essa dúvida para você!

O que a água quente pode fazer à pele sensível?

Quando tomamos banho ou lavamos o rosto com água quente, ela remove os lipídios que fazem parte da barreira de proteção cutânea. Isso pode deixar a região sensível ressecada, com aspecto craquelado ao secar, proporcionando coceira e o surgimento de placas vermelhas no corpo.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

No rosto, o processo é o mesmo, mas, como a região é composta por glândulas sebáceas, essa higiene causa o efeito rebote da oleosidade, produzindo uma quantidade maior de sebo, podendo causar obstrução dos poros e a formação de acne. A mesma situação acontece com o couro cabeludo, que pode influenciar o surgimento de caspa caso haja predisposição genética para isso. Além disso, a água quente pode promover o agravamento de doenças de pele crônicas, como dermatite atópica e psoríase.

O que fazer para evitar manchas vermelhas, coceira e irritação?

O ideal é usar água morna e não demorar muito no banho, principalmente durante o inverno. Outro cuidado importante é apostar na hidratação logo após a limpeza. Neste caso, é essencial fazer uso de um produto sem parabenos, fragrância, álcool e com ativos que ajudam a reparar, hidratar e acalmar a região, como manteiga de karité, glicerina e o pantenol. Se a pele voltar a ficar irritada ao longo do dia, borrife um pouco de água termal na região. O dermocosmético proporciona uma sensação de refrescância, alívio, além de proteger o rosto e o corpo das agressões do dia a dia.