Se você já exagerou comendo demais sabe como é a sensação no dia seguinte. Inchaço, dor de cabeça e dores abdominais são alguns dos sinais de que comer além da necessidade não faz bem ao corpo. Nesse momento, o ideal é investir no detox, que pode ser feito com a ajuda de chás que estimulam a eliminação de toxinas e colaboram para o bom funcionamento do intestino.

Descubra os benefícios que os chás proporcionam ao organismo

Seja antes de dormir, no meio da tarde ou substituindo o cafézinho pela manhã, os chás são ótimas alternativas para fornecer ao corpo antioxidantes que combatem os radicais livres e que, consequentemente, retardam o envelhecimento da pele. Ao mesmo tempo, a bebida também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e age no combate de diversas doenças, provocando diferentes efeitos no organismo - do calmante ao estimulante -, dependendo da erva utilizada.

Para desinchar o corpo, aposte nos chás de hibisco e cavalinha

Com propriedades diuréticas, esses chás são excelentes opções para eliminar o excesso de líquidos e desinchar o corpo. Além disso, o hibisco também possui diversas substâncias antioxidantes e minimiza o acúmulo de gorduras. Enquanto o chá de cavalinha é indicado para os mais diversos tratamentos, da tuberculose aos problemas renais.

Chá verde e de gengibre ajudam na queima de calorias

Aliado número um do emagrecimento, o chá verde é reconhecido por ser rico em cafeína e, consequentemente, por acelerar o metabolismo. Mas esse é só um dos seus benefícios! Ele também combate a retenção de líquidos, retarda o envelhecimento celular e facilita a digestão. Já o chá de gengibre tem propriedades anti-inflamatórias, alivia o estresse e melhora a digestão à medida que facilita a absorção dos alimentos.

À moda antiga: preparar o próprio chá é melhor do que comprar os de saquinho

Comprar as ervas, esquentar a água e usar um difusor pode até dar mais trabalho, mas é muito mais saudável. Dessa maneira, dispensa-se o processo industrial e as propriedades das ervas são preservadas com muita mais qualidade. Dê preferência aos orgânicos e aproveite as vantagens que a bebida pode oferecer!