Para exibir um cabelo incrível, não basta apenas cuidar das madeixas: é muito importante manter a saúde do couro cabeludo em dia. Por ser a base de onde nascem os fios, atentar para os cuidados da raiz garante a saúde total da região, que se torna mais forte, resistente a quedas e até mesmo a patologias, como a caspa. Pensando nisso, o DermaClub listou 7 dicas certeiras, que vão ajudar a manter seu couro cabeludo saudável!

1) Não deixe a oleosidade acumular

Como oleosidade em excesso não faz bem aos fios - o cabelo fica com aspecto sujo e ainda favorece o aparecimento de fungos e descamações -, é muito importante manter o couro cabeludo limpo. Quem tem fios muito oleosos, o ideal é lavá-lo de forma mais frequente, já os normais podem ser lavados a cada dois dias; enquanto os secos, apenas três vezes por semana.

2) Na hora de lavar os fios, utilize água fria ou morna

Durante a higienização dos fios, a temperatura da água também interfere na saúde do couro cabeludo. Como a temperatura quente pode sensibilizar a região, causando descamações e aumento da oleosidade, dê preferência pela água morna ou fria, que agridem menos e deixam as madeixas brilhantes.

3) Não esfregue o couro cabeludo com as unhas

Para não estimular o surgimento de caspa, evite usar as unhas na hora de aplicar o shampoo no couro cabeludo. Esta ação contribui para o surgimento de pequenas feridas, que podem gerar inflamações. Assim, massageie suavemente a raiz apenas com as pontas dos dedos.

4) Para a proteção contra o sol, o ideal é usar um chapéu ou boné

Assim como as demais partes do corpo, o couro cabeludo também pode ficar danificado pela exposição solar em excesso. Para proteger a região e evitar sensibilidade na área, a dica é investir em barreiras físicas, como chapéus e bonés.

5) Sua alimentação também influencia na saúde dos cabelos

Para exibir fios bem nutridos e saudáveis, adote uma dieta rica em aminoácidos e proteínas. Invista em carnes, ovos, laticínios, cogumelos, que ajudam no fortalecimento das madeixas, além de substâncias como ômega-3 e 6, presentes em oleaginosas e peixes.

Invista nesses truques para manter a saúde do couro cabeludo em dia!