A pele que circunda os olhos é muito sensível, e por estar em constante exposição e destaque, merece atenção especial. O DermaClub conversou com a dermatologista Flávia Addor, de São Paulo, que disse que a prevenção é a melhor medida. “Aos primeiros sinais de envelhecimento, cremes para a região que contenham antioxidantes ajudam a minimizar os danos”, pontuou a médica, que ainda explicou a importância do uso do protetor solar. Confira!

Descubra por que a região dos olhos deve receber cuidados especiais

Segundo a médica, a região ao redor dos olhos é muito sensível por possuir a pele mais fina. “A área apresenta a derme mais fina e é frequentemente movimentada por conta das expressões faciais, por isso é uma das primeiras áreas a mostrar sinais de envelhecimento”, explicou, afirmando que o uso de produtos com formulação específica reduzem as chances de irritações.

Saiba quais ativos podem ser usadas na região

A dermato alertou que a área, por ser próxima à mucosa ocular, mais fina e muito sensível, não deve entrar em contato com ácidos e irritantes. “Qualquer produto para a região deve conter ativos previamente avaliados como seguros. Antioxidantes, hidratantes, clareadores e tensores podem ser usados com cautela.”, esclareceu, chamando atenção para o uso dos demaquilantes. “Não são todos os tipos que podem ser usados. Procure um específico para os olhos. A maquiagem deve ser sempre removida por completo”, lembrou.

Entenda por que a proteção solar é importante para a área

Para a Dra. Flávia, a proteção solar é importantíssima para todo o corpo, e na região dos olhos não é diferente. “O uso do filtro próximo às vistas pode ser prejudicial pela migração do produto até a mucosa ocular, podendo, assim, irritar o órgão. Entretanto, o cuidado é primordial para prevenir o agravamento de olheiras e o fotoenvelhecimento - rugas, manchas e flacidez”, explicou, concluindo que, por essa razão, é pertinente o uso de produtos testados e aprovados para a região. “Devemos usar as órbitas como referência de aplicação, com intuito de reduzir o risco de contato acidental com a mucosa ocular”, indicou. Uma boa alternativa para ajudar na proteção é o uso de óculos escuros.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.