Basta a temperatura cair para a pele dar os seus primeiros sinais de “reclamação”. De lábios rachados até rosto com ressecamento intenso, esses sintomas comuns que se desenvolvem no inverno. Mas, como é possível proteger o nosso corpo de todas essas agressões na temporada mais fria do ano? O DermaClub entrevistou a dermatologista Lívia Luna, do Rio de Janeiro, para esclarecer sobre como lidar com esse efeito da estação.

Por que a pele fica ressecada no inverno?

Você pode até gostar bastante desse clima para ficar em casa, embaixo das cobertas, mas a verdade é que junto com o inverno, chegam as temperaturas mais baixas, ventos frios e clima seco, ou seja, fatores que favorecem a perda da umidade natural do corpo. “Nessa época do ano, não consumimos tanta água e tomamos banhos mais quentes”, contou a médica, explicando que essas atitudes levam a um incômodo enorme para o corpo: o ressecamento da pele.

Como lidar, de fato, com o ressecamento da pele no inverno?

De acordo com a médica, alguns produtos podem ser usados para manter a pele hidratada durante o inverno. “Dê preferência ao uso de sabonetes suaves, pois eles ressecam menos. A escolha de um bom hidratante corporal também faz toda a diferença”, explicou. Na hora de nutrir a pele, os ativos mais potentes e interessantes de investir são a manteiga de karité, glicerina, vitamina E, ureia e, é claro, os antioxidantes. Lembre-se de que a hidratação cutânea é fundamental e deve ser intensificada, especialmente, nessa época do ano. É essencial uma conversa com o seu dermatologista para saber qual dermocosmético é mais adequado às características da sua pele.

Cuidados extras para se ter nos dias mais frios

No inverno, fique atenta ao usar alguns produtos, principalmente os esfoliantes. Esses dermocosméticos não devem ser utilizados em excesso, pois podem remover a camada de proteção natural devido à sua ação abrasiva, deixando a pele opaca, seca e mais propensa a manchas. Além disso, lembre-se sempre de usar o filtro solar, como indicou a dermatologista: “O sol, ainda que mais fraco, continua emitindo as radiações ultravioleta, que são responsáveis por danos causados à pele, como o envelhecimento precoce”. Por isso, zele sempre pela proteção! Uma alternativa é investir em produtos multifuncionais, que aliam hidratação, FPS e antioxidantes.

Quais são os truques que minimizam o ressecamento da pele durante a estação mais fria?

Apesar do tempo frio influenciar a saúde e beleza da pele, existem alguns truques capazes de minimizar o ressecamento intenso que surge em todo corpo. A Dra. Lívia dá suas dicas:

- Evite banhos muito quentes e demorados;
- Não use buchas, esponjas e esfoliantes em excesso;
- Use sabonete apenas em áreas de dobras, como axila e atrás dos joelhos e cotovelos;
- Aumente a ingestão de líquidos, principalmente água;
- Lembre-se de investir em um bom hidratante, recomendado pelo seu dermatologista.

Agora que você já sabe como lidar com a pele durante o inverno, não deixe de por todos esses cuidados em prática!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.