Você se sente inchada boa parte do tempo? A retenção de líquidos é um problema que acomete grande parte das mulheres e é mais comum na região das pernas, tornozelos e pés. O caso, que tem tratamento, deve ser analisado por um especialista, já que pode estar relacionado a doenças do coração e trombose. O DermaClub explica o que é a situação e como evitá-la! Confira!

Como saber que estou retendo líquido?

Ao final do dia é possível notar inchaço pelo corpo. Esse episódio acontece devido ao líquido sem proteínas que passa dos vasos sanguíneos direto para o tecido subcutâneo. O acúmulo pode ser identificado a partir da compressão da região. Faça o teste: aperte a região que você acha que está inchada. Se as marcas dos dedos permanecerem, é por que há retenção de líquido.

Saiba quais são as causas da retenção de líquido

Segundo especialistas, o corpo humano é composto em mais de dois terços de líquidos, que se mantêm em ordem e desempenham suas funções. Quando algo ocorre de maneira inesperada, há um desequilíbrio do organismo. Confira algumas causas possíveis para a retenção de líquidos:

- Variações de pressão sanguínea em determinadas regiões;
- Quantidade inadequada de proteínas e sais;
- Sedentarismo;
- Problemas cardíacos, hepáticos, renais ou de tireoide;
- Remédios, como alguns anti-hipertensivos e anticoncepcionais;
- Reações alérgicas;
- Ação da força da gravidade;
- Má circulação regional.

Descubra como evitar a retenção de líquidos no corpo

O principal para manter o bom funcionamento do organismo é manter uma alimentação balanceada. Frutas diuréticas, magnésio, potássio, vitaminas e cálcio devem estar presentes na dieta. Além disso, beber no mínimo dois litros de água por dia é muito importante para estimular a eliminação de toxinas e o funcionamento dos rins. A drenagem linfática também é uma aliada para o combate do inchaço. Caso o problema não diminua com essas ações, procure um clínico geral para analisar seu caso!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.