Você já ouviu falar nos benefícios do retinol? É um derivado da vitamina A que ajuda na renovação da pele, no aumento da produção das fibras de colágeno e elastina, e na prevenção dos sinais do envelhecimento precoce - como rugas e flacidez. Mas você sabia que esse ativo pode ser potencializado pela vitamina C? Mas fique atenta, não é qualquer Vitamina C! Para entender a melhor forma de usar esses dois ingredientes juntos, o DermaClub conversou com a dermatologista Sineida Berbert, do Paraná.

O que é o retinol? Quais são as funções desse ativo na pele?

O retinol, após a sua absorção na pele, se converte em Vitamina A - ácido retinóico. “Ele estimula a renovação celular acelerada e inibe a produção de colagenase - uma enzima que causa a destruição do colágeno da pele. Além disso, a substância também possui uma ação queratolítica, que age na camada córnea eliminando as células mortas e promovendo a melhora da textura, suavizando os poros dilatados, atenuando rugas e permitindo uma penetração mais eficaz de outros ativos”, explicou.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

É verdade que o retinol e a vitamina C se potencializam?

Sim, tanto o retinol como a Vitamina C pura atuam no estímulo da produção de colágeno na pele, além disso, ambos promovem a renovação celular da pele contribuindo para o rejuvenescimento e clareamento da pele, mas fique atento, a Vitamina C pura precisa de alguns cuidados para se manter estável e eficaz na formulação e por isso é muito importante estar atento a alguns detalhes. Para que a vitamina C tenha a máxima penetração e eficácia precisa estar na forma ácida. Então, é interessante manter a aplicação da Vitamina C pura durante o dia e do retinol à noite - assim você mantém os benefícios antioxidantes e rejuvenescedores da vitamina C e potencializa com a renovação potente do retinol a noite.

Qual a melhor maneira de usar o retinol na pele sem dispensar a vitamina C?

A dermatologista indica que o ideal seria utilizar um dermocosmético com a vitamina C pura pela manhã, antes do filtro solar. O uso do produto com retinol pode ser aplicado à noite, inicialmente de uma a duas vezes por semana. “Como o retinol induz uma descamação em peles sensibilizadas, pode haver irritação. Portanto, sempre devemos associar seu tratamento a dermocosméticos com ação hidratante”, explicou.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.