A rosácea é uma doença de pele muito comum, que afeta mais de 45 milhões de pessoas em todo o mundo. Caracterizada pelo surgimento de manchas vermelhas e ardência no rosto, seus sintomas podem ser desencadeados por alguns hábitos, como a ingestão de bebidas alcoólicas e comidas apimentadas. O DermaClub mostrou outras situações que causam essas reações na pele. Confira e saiba como amenizá-los!

1) Expor-se ao sol sem proteção

Quem tem rosácea sabe muito bem que não pode ficar por muito tempo em ambientes quentes e de alta exposição solar. Situações como essas deixam a região facial do paciente vermelha e ardente devido ao aumento da temperatura corporal. O que acontece nesse processo é uma vasodilatação como tentativa de autodefesa para amenizar o calor nessa região. Em contrapartida, o efeito dessa intervenção é um rosto avermelhado e ardido.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2) Fazer exercícios físicos

Muitas atividades físicas mexem bastante com o nosso corpo: a maioria faz com que a respiração e o batimento cardíaco acelerem, fazendo o sangue circular mais rápido para levar oxigênio às células. Esse processo dilata os vasos sanguíneos, resultando na vermelhidão e desconforto na pele da face. Quem tem rosácea desenvolve esses sintomas de uma forma ainda mais intensa, com bochechas bem vermelhas e sensação forte de ardência.

3) Ingerir refeições muito quentes

Beber uma xícara de café de manhã ou tomar uma sopa bem quentinha no jantar pode não ser uma boa ideia para quem tem rosácea. Comidas e bebidas quentes deixam a pele do paciente vermelha, com uma aparência irritada. Por isso, não tenha pressa na hora de saborear sua refeição. Espere um pouco até atingir a temperatura amena para comer.

4) Comer alimentos apimentados

Embora a pimenta proporcione uma série de benefícios ao organismo, ela pode ser uma vilã para quem tem rosácea. Quando pessoas com essa característica de pele ingerem alimentos apimentados e muito temperados, apresentam várias reações, desde vermelhidão e ardência até sudorese intensa no rosto.

5) Consumir bebidas alcoólicas

O álcool causa uma série de danos à pele, dentre eles a dilatação dos vasos sanguíneos - que causa vermelhidão e sensação de ardor. Isso acontece em todas as pessoas, porém, é mais evidente em quem tem rosácea.

Como acalmar os sintomas de vermelhidão e ardência no rosto

Embora ainda haja cura para a rosácea, existem alguns cuidados que podem amenizar os sintomas de vermelhidão e ardência no rosto:

- Usar um filtro solar facial com FPS 50, no mínimo, de amplo espectro;
- Fazer uso da água termal, que possui ação calmante e anti-inflamatória;
- Lavar o rosto com um sabonete sem parabenos e perfume;
- Fazer compressas com soro fisiológico gelado na região mais afetada;
- Evitar comidas muito quentes e apimentadas;
- Não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas;
- Preferir banhos mornos ou até frios.

Caso a rosácea não melhore, o ideal é consultar seu dermatologista para um tratamento mais adequado.