Cada tipo de pele possui características e necessidades diferentes. Por isso, é importante criar uma rotina de cuidados apropriada, inclusive para peles normais e secas. Muita gente ainda têm dúvidas sobre quais produtos usar na limpeza, tonificação, hidratação e proteção nesses casos. A fim de esclarecer o assunto, o DermaClub entrevistou a dermatologista Carolina Marçon, de São Paulo, que recomendou cuidados faciais para esses tipos de pele. Veja só!

Rotina de cuidados com a pele seca

1º passo) Lavar o rosto com um sabonete que não resseque a pele
Para essa primeira etapa da rotina de cuidados com a pele seca, a médica explica: “É importante evitar qualquer produto com sulfato, pois ele age como um tipo de detergente, que remove toda a proteção e hidratação natural da pele”. Sendo assim, o ideal é usar um dermocosmético hipoalergênico, sem parabenos, álcool e com ativos hidratantes, como o ácido hialurônico, vitamina E e manteiga de karité.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2º passo) Finalizar a limpeza com uma solução micelar
É importante evitar os tônicos adstringentes. Esses produtos costumam ter ácidos que na pele seca acabam causando hipersensibilidade, piora do ressecamento e a formação de manchas vermelhas. Prefira usar uma solução micelar, que além de remover os resíduos de forma suave, ajuda a hidratar e acalmar a superfície da pele.

3º passo) Hidratar a pele com um creme mais pesadinho
A pele seca possui essa característica devido à sua deficiência na produção de sebo e de água. Por isso, a hidratação é considerada uma etapa fundamental na rotina de cuidados. Segundo a Dra. Carolina, “hoje em dia existem produtos que possuem formulação e capacidade de manter a hidratação por muito mais tempo”. Neste caso, o indicado é usar um creme com textura mais pesada à base de pantenol, glicerina e manteiga de karité.

4ª passo) Usar protetor solar com ativos hidratantes
Com tendência à sensibilidade, a pele seca também precisa reforçar a proteção solar. O uso de um filtro com FPS alto, acima de 50, com função hidratante se torna essencial na rotina. O produto deve ser aplicado de manhã e reforçado na parte da tarde.

Rotina de cuidados com a pele normal

1º passo) Lavar o rosto com um sabonete mais levinho
A pele normal, também conhecida como “pele de pêssego” ou “pele de bebê”, possui os níveis de água e óleo bem equilibrados e, por isso, raramente fica oleosa ou ressecada. Neste caso, você pode apostar em um sabonete que limpa de forma mais suave, sem a preocupação de agredir a pele.

2º passo) Remover os resíduos com solução micelar
Como a pele normal é bem equilibrada, é importante manter essa estabilidade removendo todo os resíduos acumulados no rosto. Para isso, basta usar um pouco de solução micelar após fazer a higiene com sabonete.

3º passo) Hidratar a região com um sérum hidratante
Para manter a textura desse tipo de pele macia e viçosa, use um hidratante com textura sérum. O veículo composto por micro-moléculas que são absorvidas rapidamente, proporciona vários benefícios para a região dependendo da sua composição de ativos. Perfeito para manter o equilíbrio da pele normal.

4º passo) Aplicar um protetor solar não comedogênico
Por fim, você pode usar um filtro solar com toque limpo e não comedogênico, para manter o rosto com aspecto sequinho e saudável, sem chance de entupir os poros. Não esqueça que o produto precisa ter FPS 30 ou mais e amplo espectro.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.