Seja para a pele oleosa a mista ou para a pele seca e sensibilizada, uma rotina de cuidados é importante para ajudar a tratar as necessidades e eliminar os incômodos de cada tipo, principalmente na região facial. No entanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre qual a melhor maneira de organizar esse cronograma!

A agenda pode ser dividida em duas partes: de manhã, um produto para o cuidado preventivo, como um antioxidante, e a proteção solar são essenciais, e à noite, os cuidados mais intensos com foco na correção e reparação como os renovadores da pele e os antirrugas. Para tornar o seu dia a dia mais simples, o DermaClub montou um passo a passo com produtos e gestos que vão ajudar a manter o seu rosto macio, saudável, uniforme e bem longe do envelhecimento precoce da pele. Confira e implemente essas medidas!

Rotina diurna: limpeza + antioxidante + tratamento + proteção solar

Toda rotina de cuidados com a pele deve começar com a higiene do rosto. Além de remover o excesso de oleosidade e impurezas, que se acumularam enquanto dormimos, também mantém os poros desobstruídos e deixa a região limpa e preparada para receber os tratamentos necessários.

O ideal é que a higiene seja específica para o seu tipo de pele, sendo a escolha do sabonete fundamental para garantir a saúde da pele, por exemplo sabonetes com fórmulas hidratantes para peles secas ou ressecadas e sabonetes ou géis de limpeza com ativos adstringentes e antiacne como LHA, ácido glicólico e o ácido salicílico são indicados para pele oleosa/acneica.

Depois da higiene, é o momento de aplicar o antioxidante, como a Vitamina C, Vitamina E ou Ácido ferúlico. Eles neutralizam os radicais livres, reforçam as defesas naturais da pele e previnem os danos causados pela poluição e radiação solar. Em seguida, passe o seu produto de tratamento - seja para clarear manchas, controlar a acne ou amenizar as rugas.

A última etapa da rotina diurna é o uso do protetor solar facial. O uso associado dos antioxidantes e do filtro aumenta a proteção contra os raios solares. Além disso, é ideal que o produto tenha FPS 50, no mínimo, alta defesa contra os raios UVA e UVB. Se o dermocosmético tiver cor ou proteção física é ainda melhor, pois assim você consegue uma defesa mais ampla contra a radiação solar e a luz visível - emitida pelo celular, janelas, lâmpadas fluorescentes e outros aparelhos eletrônicos.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Rotina noturna: limpeza + pós-limpeza + tratamento

À noite, inicie a segunda parte da sua rotina de cuidados. Agora, você pode optar por um demaquilante para retirar a maquiagem, inclusive aquela resistente à água; na sequência,higienize a pele com o sabonete específico e utilize um produto pós-limpeza, para limpar profundamente todas as impurezas e o excesso de oleosidade, ajudar a desobstruir os poros e deixar a pele pronta para receber os tratamentos noturnos

Por fim, aproveite esse momento para tratamentos reparadores ou de correção dos sinais como antirrugas e renovadores intensos como o retinol que além de estimular a renovação celular ainda estimula o colágeno e o Pro-Xylane que estimula a produção de ácido hialurônico na pele e assim promove um efeito de preenchimento combatendo a flacidez.

É importante esperar o primeiro produto ser absorvido para aplicar o próximo e ter um resultado ainda melhor!

Para saber os melhores dermocosméticos para incluir na sua rotina de cuidados com a pele, consulte sempre um dermatologista.