Um dia desses, ao se olhar no espelho, você notou algumas linhas de expressão próximas à boca, bem ao redor dos lábios. Tudo indica que são rugas, um dos primeiros sinais do envelhecimento que aparecem na pele, muitas vezes chamado de “código de barras”. Mas como elas surgem nesta região? É possível prevenir ou minimizar esse problema de alguma maneira? A fim de esclarecer o assunto, o DermaClub convidou a dermatologista Nicole Perim, de Belo Horizonte. Veja só!

Entenda porque surgem as rugas do ‘código de barras’

De acordo com a médica, as rugas ao redor da boca são causadas, principalmente, pelo movimento do músculo orbicular da cavidade bucal - constituído por fibras que circundam o orifício bucal, responsável pelo fechamento dos lábios. “As contrações musculares repetidas, juntamente com o envelhecimento cutâneo, vão formar estas rugas, que, com o tempo, podem ser vistas mesmo quando os lábios estão relaxados”, explicou.

Estes sinais são mais comuns em pessoas de pele madura e que possuem o hábito de movimentar constantemente os lábios. Entretanto, esses fatores variam de uma pessoa para a outra, tornando a fase de aparecimento das rugas bastante individual. “É muito comum encontrarmos as rugas de expressão ao redor dos lábios em fumantes, pois além de serem pessoas mais propensas ao envelhecimento cutâneo pelo estresse oxidativo do cigarro, acabam movimentando mais a região”, esclareceu.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Previna os sinais do envelhecimento na pele evitando maus hábitos e usando os dermocosméticos certos

Segundo a Dra. Nicole, “o envelhecimento cutâneo é causado por fatores internos e externos que levam à diminuição das fibras de colágeno e elastina, predispondo, assim, ao surgimento das linhas de expressão”, disse. Para evitar esse cenário, devemos mudar os hábitos: ter uma vida saudável, evitando hábitos que aumentam o estresse oxidativo da pele - como a exposição solar, a poluição e o tabagismo - é fundamental. Ingerir a quantidade correta de líquido ao longo do dia e alimentos antioxidantes também são aliados contra as rugas.

Além disso, “a aplicação de dermocosméticos com hidratantes potentes, como o ácido hialurônico; e ativos que estimulam a produção de colágeno e protejam do estresse oxidativo - como a vitamina C, o resveratrol, e os derivados do ácido retinóico - podem ser aplicados ao redor dos lábios para auxiliar na prevenção e tratamento das rugas”, garantiu a dermatologista.

As rugas já estão formadas, é possível minimizar os sinais do envelhecimento na região?

Quando as rugas estão no estado estáticas, que podem ser vistas mesmo quando o músculo está relaxado, hábitos saudáveis e a aplicação de dermocosméticos devem ser aliados a alguns procedimentos clínicos. A Dra. Nicole afirmou que a aplicação de toxina botulínica na área pode ajudar na atenuação dessas linhas finas. “A toxina leva a uma menor contração das fibras musculares, mas é preciso muito cuidado e utilizar quantidades adequadas, já que os movimentos dos lábios são fundamentais para a fala e mastigação”, atentou a dermatologista, afirmando ainda que o objetivo do procedimento é apenas relaxar um pouco esse músculo e nunca paralisá-lo totalmente.

Os procedimentos que auxiliam na produção de colágeno, como o laser de CO2, peelings, e a aplicação de ácido hialurônico, também auxiliam muito, tanto na prevenção quanto no tratamento das linhas de expressão ao redor dos lábios.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.