A região dos olhos possui a pele mais fina e sensível, por isso, o uso de produtos específicos é muito importante. Por ser um dos principais focos na hora da maquiagem, a área precisa ser bem limpa no fim do dia. O DermaClub conversou com a dermatologista Luciana Kalache, da cidade de Curitiba, no Paraná, que contou quais são os riscos do acúmulo de cosméticos próximo aos olhos e qual a melhor maneira de remover o make e higienizar o local. Confira!

Descubra quais são os riscos do acúmulo de restos de cosméticos na região

Segundo a médica, a concentração de maquiagem nos olhos pode favorecer a irritação e o desenvolvimento de dermatites, assim como o risco de infecções na região ocular. “Além disso, o acúmulo de cosméticos na face favorece o surgimento do quadro de acne, de dermatite seborreica, além de acelerar o envelhecimento da pele pela produção de radicais livres. Mais importante que passar o dia linda e maquiada é dormir com a pele limpa, pois isso a mantém saudável”, explicou.

Saiba qual são os melhores produto para remover a maquiagem dos olhos

Para a especialista, o ideal para remover a maquiagem dos olhos são os demaquilantes. “São produtos que possuem ativos específicos para não irritar ou agredir essa região tão sensível. Eles estão disponíveis em vários veículos, como loção, espuma de limpeza, gel, líquidos à base de água ou ainda bifásicos - combinam água com óleo”, disse, indicando as melhores alternativas para cada tipo de pele:

- Oleosas e com tendência à acne: dê preferencia aos demaquilantes em gel ou líquidos à base de água, pois esses não aumentam a oleosidade da pele;

- Normais a seca: aposte em produtos bifásicos, já que eles são muito efetivos para remover mesmo maquiagens mais carregadas.

Entenda por que é preciso higienizar a área

A dermatologista explicou que depois de remover a maquiagem é preciso usar sabonetes neutros na região dos olhos e no restante da face, mas o produto deve ser específico para o seu tipo de pele. “A limpeza deve ser feita com movimentos circulares e suaves, e deve-se enxaguar com água em abundância”, enfatizou, afirmando que, depois da limpeza, não se deve esquecer de hidratar a pele para manter o viço e o aspecto saudável.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.