A maquiagem é um dos artigos de beleza queridinhos das mulheres! Apesar de proporcionar diversas possibilidades, como camuflar manchinhas e criar um olhar mais intenso, sozinha, ela não faz milagres. É fundamental cuidar da pele e prepará-la para receber os cosméticos! O DermaClub conversou com a dermatologista Juliana Neiva, do Rio de Janeiro, que explicou quais são os passos ideais pré-make. Confira!

Por que é fundamental cuidar da pele antes da maquiagem

Segundo a médica, os cuidados com a pele devem ser iniciados ainda na juventude, a partir dos 20 anos, e os motivos são muitos: “Um rosto bem cuidado, garante melhor textura, fixação do make e ainda necessita de menos cobertura. Mas, pra mim, o ponto principal mesmo é a textura, já que muitas imperfeições têm relevo e a maquiagem não consegue resolver essa questão”, disse.

Conheça os passos ideais para ter antes de começar o make

Na rotina de skincare, algumas etapas prévias são indispensáveis para garantir um make duradouro e uma pele de qualidade: limpeza com sabonete específico, tonificação com produto sem álcool na composição, hidratante leve - principalmente em casos de sensibilidade -, protetor solar e primer dermatológico - que, além de preparar a pele para a maquiagem e garantir fixação, vai ajudar a minimizar poros abertos, disfarçar ruguinhas e minimizar o relevo.

Demaquilante é fundamental na rotina de cuidados

Outro passo que não pode faltar é a remoção da maquiagem de forma adequada. “Assim como precisamos de cuidados prévios, também devemos dar a devida atenção à limpeza posterior. Procure um demaquilante para o rosto com fórmula suave, de preferência com água termal, que já vai ajudar a acalmar a pele. Já para a região dos olhos, o ideal é investir em um produto bifásico, que remove o make mais pesado, como delineador, sombras e máscara de cílios, sem que os olhos sofram sensibilidade”, recomendou.

Dica extra: use a água termal também no ritual de make

A água termal é um item coringa, que pode ser utilizado em diversas situações na rotina de beleza, incluindo na limpeza da pele pré-maquiagem. Basta borrifar o produto e esperar que ela evapore sozinha e, logo após, dar início à maquiagem. Além disso, experimente fazer o mesmo após a finalização do look, garantindo maior fixação.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.