Que a limpeza é extremamente importante todos já sabem, mas e quando só o sabonete parece não resolver os seus problemas? O adstringente é o produto mais indicado para finalizar a a higienização e preparar a pele para a hidratação. O DermaClub procurou a dermatologista Marcia Linhares, da clínica homônima no Rio de Janeiro, que explicou como usá-lo, a indicação para cada tipo de pele e como integrá-lo em sua rotina de cuidados. Confira!

O adstringente é para ser usado apenas em peles oleosas?

Segundo a médica, esse dermocosmético é indicado para pacientes com a pele oleosa, que possui maior secreção sebácea, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo). "Ele é o agente de limpeza ideal, minimizando a oleosidade excessiva, fechando os poros sem agredir a barreira lipídica, além de evitar irritação e ressecamento cutâneo", afirmou.

Os diferentes tipos de adstringentes para outros tipos de pele

No entanto, esse tipo de produto não é de uso exclusivo para peles oleosas. Existem tônicos mais suaves, com agentes calmantes e hidratantes para não influenciar o estado natural, destinados para a limpeza de peles secas e sensíveis. Já para as mistas - mais oleosa na zona T, porém normal ou seca nas laterais da face e na região que contorna os olhos -, Dra. Márcia aconselha o uso de loções livres de álcool.

Saiba como inserir o adstringente em sua rotina de cuidados com a pele

A ordem de aplicação indicada segue uma rotina de cuidados: limpeza, tonificação e hidratação. O ideal é que os tônicos sejam aplicados duas vezes ao dia, geralmente, pela manhã e à noite, sempre após a higienização da pele. Para finalizar, a dermatologista lembra: "Depois da hidratação aplique o filtro solar, sempre!".

Não esqueça de consultar seu dermatologista, que vai indicar o melhor produto para a sua pele ficar impecável! 

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.