Sua pele está com aspecto envelhecido, sem viço e com linhas de expressão precoces mesmo você fazendo a limpeza e usando o filtro solar diariamente? O antioxidante é o principal agente no combate ao envelhecimento e à perda de colágeno, pois protege o corpo dos agressores ambientais como radiação infravermelha e poluição e aumentam a produção de colágeno na pele. O DermaClub conversou com a dermatologista Thais Pepe, da cidade de São Paulo, que contou o que são, qual a função e quais são as melhores formas de adquiri-los. Acompanhe!

Entenda o que são os antioxidantes e qual a sua função

Segundo a médica, os antioxidantes são moléculas extremamente importantes nos cuidados antienvelhecimento, pois ajudam a proteger a pele de agressores externos como poluição e radiação infravermelha e também da fotossensibilidade - reação de sensibilidade quando há exposição a qualquer tipo de luz. “Além disso, eles são capazes de neutralizar os radicais livres, que são substâncias produzidas no organismo que podem danificar células sadias, incluindo o DNA”, explicou.

O uso de antioxidantes tópicos se encaixa perfeitamente ao período da manhã, entenda o motivo

Devido à correria do dia a dia, algumas pessoas não conseguem manter uma boa alimentação e, por isso, é importante obter antioxidantes a partir de dermocosméticos. De acordo com a dermatologista, o melhor horário para a aplicação dos antioxidantes é pela manhã. Ao longo do dia a pele fica exposta aos agressores externos - como sol, poluição e radiação infravermelha. Além disso, aplicando o produto antes do filtro solar, garante uma proteção completa durante todo o dia. Para uma ação antioxidante ideal é interessante aplicar dermocosméticos com concentrações adequadas de vitamina C, estabilizadas e com penetração comprovada na pele. As texturas em sérum são adequadas, pois juntam altas concentrações de ativos e absorção imediata na pele.

Descubra como adquirir antioxidantes através da alimentação

Manter uma dieta rica em vitaminas é importante para todo o funcionamento do organismo. Além dos benefícios que já são discutidos sobre esses alimentos, eles também estão repletos de antioxidantes. Segundo a dermatologista, existem diversos antioxidantes presentes em frutas, legumes e grãos. “Os melhores ativos que podemos adquirir são: as vitaminas C e E - encontrados, principalmente, em frutas cítricas e grãos respectivamente, retinol e derivados da vitamina A - presentes na cenoura e abóbora, licopeno - obtido através do tomate, e resveratrol - presente no vinho tinto, por exemplo”, esclareceu.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.