Conhecida pelo seu poder de recuperação do organismo, a vitamina C também é uma substância queridinha dos dermatologistas. Os benefícios para o rosto são muitos: diminui as rugas, aumenta o colágeno, auxilia no clareamento, melhora a imunidade da pele, tem ação antioxidante, entre outras vantagens. O DermaClub conversou com a dermatologista Luciana Kalache, de São Paulo, que explicou tudo sobre o ativo. Confira!

Você sabe o que é, de fato, a vitamina C?

De acordo com a médica, a vitamina C - ou ácido ascórbico - é uma substância hidrossolúvel, que não é produzida pelo nosso organismo. “As únicas formas de obter seus benefícios é através de fontes externas”, comentou. Entre outras funções, ela tem papel importante na melhora da imunidade, na saúde dos olhos e da pele.

Descubra os benefícios da vitamina C de uso tópico

Quando usada sobre a pele, a substância tem ação antioxidante. Ou seja, auxilia na neutralização de radicais livres que aceleram o envelhecimento cutâneo. “A vitamina C apresenta ainda propriedades que auxiliam no clareamento da pele por inibir uma das enzimas que aumentam a pigmentação. Além disso, o uso tópico de vitamina c pode reduzir a degradação e estimular a produção de colágeno, além de melhorar a hidratação e o viço da pele”, disse.

Quem pode usar produtos com vitamina C?

Para a médica, a princípio, qualquer tipo de pele ou tom pode usar a vitamina C, exceto em casos de alergia. “O que vai variar é a textura do dermocosmético, que deve levar em consideração as características individuais do rosto, podendo ser oleoso, misto, seco, normal ou sensível. Assim como a associação com outros ativos”, contou a médica. Além de poder ser usado pela maioria das pessoas, também é ideal para utilizar em qualquer época do ano, sem a necessidade de suspender no período do verão.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.