A rotina de cuidados com a pele é um processo pessoal, que não segue regras. Porém, alguns tratamentos são bem mais aproveitados em determinados momentos. Por exemplo, é à noite que a pele está mais suscetível à penetração dos ativos dos dermocosméticos na pele. Pensando nisso, o DermaClub procurou a dermatologista Ana Carolina Nascimento, da cidade de Nova Friburgo, no interior do Rio de Janeiro, que contou como devem ser os cuidados noturno com o rosto em diferentes fases da vida e tipos de pele.

Entenda qual o melhor momento para cuidar da pele

Para Dra. Ana, os cuidados com a pele devem ocorrer durante todo o dia. “É muito importante o hábito de usar filtro solar logo pela manhã e reaplicá-lo a cada três ou quatro horas. No entanto, à noite é um momento propício para o tratamento com ácidos, que ajudam a clarear e melhorar a textura da pele”, explicou a médica, alertando para a importância da rotina de limpeza do rosto, principalmente antes de aplicar o produtos mais potentes. “Invista em demaquilantes, sabonetes e tônicos indicados por um dermatologista”, recomendou.

Confira as dicas de cuidados noturnos para cada tipo de pele

- Peles normais a secas: é importante lavar o rosto com um sabonete que contenha ativos hidratantes, como manteiga de karité ou alantoína (ureia). Logo após, invista em um creme antirrugas;

- Pele mistas e oleosas: use sabonetes com enxofre ou ácido salicílico. Aplique o adstringente e, logo em seguida, use hidratantes antievelhecimento com textura gel, serum ou toque seco.

Máscaras faciais são alternativas para renovar a pele antes de dormir

Segundo Dra. Ana Carolina, um dos produtos mais interessantes para uso noturno são as máscaras. “Para pacientes com pele oleosa ou com tendência à acne podem ser usadas as secativas - como a de argila. Já para as peles secas, o ideal são as hidratantes”, pontuou.

Conheça os melhores ativos para a penetração na pele à noite

Os ácidos são conhecidos como melhores substâncias para uso noturno. Segundo a dermatologista, pode-se investir no retinoico ou glicólico, que auxiliam no tratamento anti-idade. Se o problema são os lábios ressecados, a médica indica hidratantes emolientes, como os que contenham vitamina B5.

Saiba se o antioxidante também pode ser usado à noite

Apesar de normalmente ser usado pela manhã combinado com o protetor solar, a médica afirma que o antioxidante também pode ser usado na parte da noite. “Caso a prescrição do médico não inclua nada além do filtro solar, ele pode ser usado até duas vezes ao dia. Ou pode ser aplicado à noite, intercalado com ácidos ou tratamentos clareadores. O resveratrol é uma ótima opção de antioxidante noturno”, indicou.

Consulte seu médico dermatologista e inicie sua rotina de cuidados com a pele!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.