A pele mista e oleosa é muito comum no Brasil e uma de suas características mais marcantes é a presença de brilho ao longo do dia. Além disso, a associação com a acne também é frequente. Para evitar o agravamento do quadro, além do tratamento correto, é importante apostar nos produtos certos. Por isso, o DermaClub conversou com a dermatologista Daniela Pimentel, de São Paulo, que indicou as melhores texturas para quem apresenta excesso de sebo no rosto.

Descubra quais são as características da pele oleosa

As peles oleosas têm certas características que facilitam sua identificação, como a espessura mais grossa, os poros dilatados e o brilho, principalmente na testa, nariz e queixo - a chamada zona T. “É comum que pacientes que apresentem essas características tenham forte tendência à acne, por isso, é importante investigar as causas para que o tratamento adequado seja iniciado o quanto antes”, explicou.

Dermatologista indica as melhores texturas para esse tipo de pele

Segundo a médica, para o tratamento e controle do brilho extra, os dermocosméticos que são formulados com os derivados de ácidos são os mais indicados. “Os melhores produtos para esse tipo de pele são os livres de óleo. Pode ser gel-creme, loção, sérum e aquagel. Hoje, existem muitas opções nessas texturas”, esclareceu.

Efeito rebote: saiba o que pode acontecer com a pele quando você usa a textura errada

Usar produtos específicos para o seu tipo de pele evita que reações indesejáveis aconteçam. No caso do rosto com maior produção de oleosidade, os cremes muito gordurosos podem estimular ainda mais o sebo, deixando a face brilhosa e desconfortável. Caso esteja com alguma dúvida sobre qual o melhor dermocosmético para as suas necessidades diárias, converse com um médico da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.