A exposição excessiva à radiação solar pode causar diferentes consequências para a pele, como o envelhecimento precoce, manchas e até câncer. Por isso, todo cuidado é pouco! Além do uso diário do filtro solar, é possível potencializar a proteção através de uma alimentação rica em alimentos que contenham vitaminas, minerais e antioxidantes. O DermaClub separou as principais substâncias que você pode incluir no cardápio!

A alimentação pode aumentar a eficácia do protetor solar

Vegetais, frutas, carnes magras e a ingestão correta de água - pelo menos dois litros diários - são grandes aliados para a proteção do corpo contra os raios nocivos do sol. Esses alimentos possuem nutrientes capazes de potencializar o efeito do filtro, aumentando o desempenho do produto e garantindo a saúde da pele. Confira quais são as quatro principais substâncias responsáveis pelo resultado:

- Vitamina E: presente nas amêndoas e castanhas, é o principal a gente na regeneração cutânea. Além disso, a resistência da pele contra os raios UV é aumentada;

- Ômega 3: por possuir funções hidratantes, é importante para manter a superfície da pele uniforme e evitar o surgimento de manchas, comuns após a exposição solar. É possível obter a substância por meio de peixes como o salmão e também da linhaça;

- Antioxidantes: são importantes no combate e prevenção da ação dos radicais livres - átomos que se ligam à moléculas sadias do corpo, interferindo no seu funcionamento - que têm sua produção estimulada pela radiação solar. Invista em tomate, cacau, romã, açaí, uva roxa, canela, azeite de oliva e chá verde, por exemplo;

- Betacaroteno: encontrado em alimentos alaranjados como a cenoura, laranja, abóbora e manga, protege e repara os danos já causados. Ainda é precursor da vitamina A, importante na produção de melanina, o pigmento responsável pela coloração da pele.

Os hábitos alimentares não dispensam o uso do protetor solar

É importante ter em mente que apenas a alimentação não é capaz de proteger a pele dos danos causados pela exposição solar. Unir a dieta ideal ao uso do filtro solar garante maior e mais eficaz proteção por que os cuidados se complementam. Por isso, não esqueça de aplicar o produto com FPS maior ou igual a 30 diariamente.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.