Além de produtos adequados para a sua necessidade, sabe qual outro fator que também é essencial para manter a seu rosto saudável e ainda mais bonito? Prestar atenção à validade deles! Utilizar cosméticos - incluindo maquiagens - e dermocosméticos com prazo vencido, mesmo que com aparência e odores intactos, pode acarretar diversos malefícios para a saúde da pele, em especial reações alérgicas, dermatites e inflamações próximas às regiões dos olhos e mucosas.

Descubra quais malefícios os produtos de beleza vencidos podem causar à pele

Uma vez vencidos, os produtos podem sofrer oxidação, mudanças no pH - o que leva à queimaduras -, e ainda causar possíveis contaminações bacterianas. Nesses casos, quando em contato com a pele, as bactérias desencadeiam alergias, dermatites, entupimento dos poros, acne e até mesmo quadros mais graves.

Algumas regiões do rosto são mais suscetíveis a reações

Olhos e mucosas são as áreas que mais precisam de atenção, já que são mais sensíveis e desprotegidas, ou seja, mais sujeitas a reações. Dessa forma, evite utilizar itens como lápis de olho, rímel e sombras vencidas para prevenir casos de inflamação que podem levar a terçol e até mesmo conjuntivite. Já nas mucosas, os efeitos mais comuns são vermelhidão e sensação de ardência.

Saiba como aumentar vida útil dos seus itens de maquiagem

Se você quer prolongar a vida útil dos seus produtos favoritos, atenção à forma de armazenamento é fundamental. Evite deixá-los no banheiro, devido à umidade e calor típicos do ambiente, que ajudam a acelerar o processo de degradação dos dermocosméticos e cosméticos. O ideal é guardar todos os seus itens de beleza em um local seco e arejado. Para evitar a proliferação de bactérias, mantenha os seus pincéis sempre com a higienização em dia, e, assim que notar qualquer alteração na cor, textura ou odor do produto, saiba que está na hora de jogá-lo fora.

Gostou das dicas? Coloque-as em prática para alcançar ainda mais saúde para sua pele, e, qualquer dúvida, não deixe de contatar algum dermatologista!