A rotina de cuidados com a pele é um processo que requer atenção especial, que vai desde a escolha do produto, até a quantidade aplicada. Para a dermatologista Juliana Jordão, de Curitiba, Paraná, o ideal é que se forme uma camada fina no rosto e no corpo, sem deixar a região com brilho excessivo ou desperdiçar produto.

Descubra a importância de não exagerar na quantidade de produto

Segundo a médica, não existe uma quantidade certa para todos os cosméticos. “A sugestão é que se aplique uma camada fina de qualquer um deles por conta da capacidade limitada de absorção da pele. O uso exagerado pode levar a dois problemas: o aumento da oleosidade - principalmente, no caso de veículos cremosos em peles mistas a oleosas - e o desperdício de produto”, concluiu, lembrando que no rótulo de alguns produtos está indicada a quantidade ideal, por isso vale conferir.

Entenda por que o protetor solar deve ser usado em quantidade correta

A dermatologista afirmou que um dos únicos produtos em que há recomendação precisa de quantidade é o filtro solar. “O ideal é espalhar dois gramas por centímetro quadrado de pele para atingir a proteção eficaz, mas sabemos que essa forma é pouco prática. Por isso, sugere-se a reaplicação a cada duas horas e a medida por colheres de chá”, explicou. Descubra a quantidade de filtro para cada área do corpo:

- Rosto e pescoço: o ideal é usar uma colher de chá para essas duas áreas. Não se esqueça de incluir as orelhas;

- Colo e costas: espalhe duas colheres de chá;

- Braços: deve-se passar a quantidade referente a uma colher de chá para cada braço;

- Pernas e pés: nessas regiões são necessárias duas colheres de chá para o lado direito e outras duas para o esquerdo.

Saiba como deve ser realizada a aplicação dos produtos no rosto

Dra. Juliana Jordão explicou que a aplicação de dermocosméticos no rosto deve ser realizada com movimentos contra a gravidade, ou seja, de baixo para cima. Apesar de não se ter uma quantidade certa para aplicação é possível tomar algumas medidas como base.

- Loção de limpeza: a porção deve ser semelhante a uma moeda de cinco centavos. Pode variar se você estiver usando muita maquiagem e sentir necessidade de reaplicar para remover as impurezas por completo;

- Sérum: é fluido e penetra mais rapidamente na pele. O ideal é espalhar de três a quatro gotinhas pelo rosto e pelo pescoço;

- Hidratante: a quantidade suficiente se equivale a uma lente de contato. Porém, as peles mais secas vão precisar de produtos mais potentes ou uma camada um pouquinho mais generosa para garantir a hidratação desejada para todo o rosto;

- Creme para os olhos: por ser uma região muito sensível, é importante não exagerar na medida, que pode ser comparada a um grão de arroz para cada olho.

Lembre-se que antes de escolher os produtos da sua rotina de cuidados é fundamental conversar com seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.