Quando aparece uma espinha na semana daquela festa, quanto tempo leva para que ela desapareça por completo? Sabe-se como pode ser desagradável uma inflamação inesperada, mas espremer não é a melhor solução. Pensando nisso, o DermaClub conversou com a dermatologista Daniela Pimental, de São Paulo, que se aprofundou no assunto e indicou a melhor solução para deixar a pele impecável. Confira!

Entenda o que é a espinha e por que elas acontecem

Segundo a médica, acne é o nome científico do problema, enquanto a palavra espinha é popularmente usada para casos isoladas. Em ambas nomenclaturas, o paciente está lidando com uma doença inflamatória da unidade pilossebácea - estruturas que unem pelos e glândulas sebáceas - e pode ocorrer por diversas causas. A médica destaca os três principais:

- Queratinização do folículo que forma uma hiperqueratose - excesso de queratina - e obstrui a saída, formando o comedão, também conhecido como cravo;

- Hipersecreção sebácea, produção excessiva do sebo muito comum na puberdade;

- Proliferação de bactérias, que participam da formação da acne.

Saiba quanto tempo uma espinha leva para completar seu ciclo

De acordo com a dermatologista, não existe um tempo preestabelecido para a espinha sarar - desde o período que ainda é apenas uma vermelhidão até o seu desaparecimento. “Eu acredito em uma média de uma semana, mas tudo pode variar. Se o paciente manipular aquela região, por exemplo, pode estender esse tempo”, pontuou.

Dermatologista indica a melhor forma de prevenir as espinhas

A acne é uma doença e, por isso, necessita de tratamento específico. Dra. Daniela lembra ainda que, antes de qualquer coisa, é preciso uma avaliação médica para saber a motivação e, assim, tomar as medidas necessárias para prevenir. “O médico vai identificar se a causa é o período da puberdade, se é acne adulta, se foi desencadeado por algum medicamento ou suplemento alimentar. Em seguida, o dermatologista poderá indicar o uso de produtos específicos, remédios ou tratamentos em clínica”, esclareceu.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.