Os dermatologistas são os responsáveis pelos cuidados com a pele das beauty addicts, que apostam em cremes e tratamentos para mantê-la bonita e equilibrada. E tendo ao alcance a maior variedade de produtos e procedimentos, além de todo conhecimento necessário sobre o assunto, como será que os próprios médicos cuidam do rosto e corpo? O DermaClub apresenta a nova série de matérias “Segredos de Dermatologista”, um espaço para sabermos mais sobre a rotina de quem sabe tudo sobre pele. Para estrear, convidamos a Dra. Vanessa Metz, do Rio de Janeiro, que contou todos os seus truques. Confira!

A dermatologista, que possui rosácea, conta como controla os sintomas da doença

Minha pele é clara, sensível e com rosácea. Qualquer estresse, calor e ingestão de bebida alcoólica podem influenciar na vermelhidão do rosto. Por isso, procuro manter um estilo de vida saudável, principalmente em relação à minha alimentação”, afirmou a médica, que evita alimentos que deixam o organismo inflamado, como condimentados ou os que possuem glúten e lactose. “É claro que não deixo de comer um bolo ou um pão de vez em quando, mas, no dia a dia, evito e percebo uma resposta positiva do meu corpo”, pontuou.

Conheça o ritual de cuidados da especialista na parte da manhã

Dra. Vanessa desenvolveu um ritual rigoroso de cuidados com o rosto, que começa já nos primeiros minutos de seu dia. “Eu acordo e a primeira coisa que faço é lavar o rosto com sabonete especifico para a minha pele - que não é oleosa, mas tende a ficar brilhosa durante o dia. Além disso, aplico quatro produtos diferentes - um sérum e um hidratante para toda face e dois produtos específicos para a região dos olhos”, destacou.

A dermatologista contou ainda seu truque especial: como último passo da rotina de skincare, ela aplica o filtro solar misturado à base, para conferir proteção e cobertura. “Durante o dia, eu reaplico com filtro em pó, de três em três horas”, contou.

Cuidados com o rosto e corpo à noite

Já à noite, o ritual é similar com o da manhã, mas com boost. “A primeira etapa é retirar toda a maquiagem e os resíduos do protetor solar com um bom demaquilante. Em seguida, lavo o rosto com um sabonete diferente do ritual matinal, com fórmula mais suave e textura mousse. Depois da pele higienizada, aplico em um sérum com ativos antienvelhecimento e, por cima dele, um hidratante, já que gosto de dormir com a pele bem nutrida. Na região dos olhos, os produtos são os mesmos da manhã”, explicou, destacando que gosta de variar a rotina de cuidados a cada mês. “Como tenho acesso à muitas novidades, gosto de experimentar e ver o que funciona melhor com a minha pele”, comentou.

Saiba quais são os tratamentos clínicos usados pela médica

Além dos cuidados em casa, a dermatologista também aposta em tratamentos dermatológicos para tratar do rosto e do corpo. “Na clínica, faço rádiofrequência de 15 em 15 dias no rosto e semanalmente no corpo, para deixar a pele mais firme. De três em três meses, realizo luz pulsada, principalmente para amenizar a aparência da rosácea, e uma vez por ano faço uso de toxina botolínica na testa e ao redor dos olhos, como forma de prevenir os sinais do envelhecimento”, contou.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.