Cada pele é de um jeito e cada rotina tem suas características. Gostos, manias, necessidades, tudo muda e, de alguma forma, acabam moldando um estilo. O quadro Segredos de Dermatologista traz para a página do DermaClub todos os cuidados que a médica Lilia Guadanhim, da cidade de São Paulo, tem com a própria pele. Confira a entrevista abaixo!

Entender as características da pele é um passo importante

Segundo a dermatologista, é importante usar produtos específicos para seu tipo de pele e que cumpram com seus objetivos. “Tenho a pele oleosa, por isso, sempre escolho os de textura leve para os cuidados. Além disso, meu corpo e rosto toleram superbem os tratamentos. Assim, posso me divertir à vontade testando novos produtos”, disse.

Saiba como a Dra. Lilia Guadanhim cuida da própria pele

Para a dermatologista, os cuidados começam logo pela manhã. A médica explica como funcionam os três passos do momento. Acompanhe:

1) “Primeiro, lavo o rosto com um sabonete que ajuda a controlar a oleosidade sem agredir ou ressecar exageradamente. Tenho usado uma escovinha de vibração sônica para essa aplicação, que ajuda na limpeza e promove a sensação deliciosa de pele limpinha”;

2) “Em seguida, aplico um serum, variando entre uma opção mais voltada para o controle de oleosidade - com ácido glicólico e dioico - e outra antioxidante - com vitamina C e E e ácido ferúlico. Adoro essa textura por que é bem leve, de absorção quase imediata”;

3) “Por último, vem o protetor solar, que é indispensável! Prefiro os com textura sequinha e com cor, que tem proteção otimizada contra luz visível e ainda facilitam a maquiagem”.

A médica ainda acrescentou que reaplica o filtro com um pó compacto, retocando a proteção e a maquiagem ao mesmo tempo. Além disso, nos dias de muito calor, Dra. Lilia não dispensa a água termal, que mantém a pele hidratada e fresca.

Descubra quais são os cuidados noturnos da dermatologista

Depois de um dia agitado, é importante deixar a pele livre de impurezas antes de dormir. “Na parte da noite, lavo o rosto com o mesmo sabonete que usei de manhã, e termino de remover a maquiagem com uma solução micelar. Com a pele limpa, aplico um creme com ácido hialurônico e vitamina C para a área dos olhos - para manter a região bem hidratada e reduzir olheiras e linhas finas. Nos cílios, uso um medicamento que estimula o crescimento dos fios. Para o restante do rosto e pescoço, sempre invisto em cremes que contenham ácido retinoico ou seus derivados. E não durmo sem hidratante labial”, esclareceu.

Saiba quais tratamentos clínicos fazem parte dos cuidados da médica

A especialista contou que também faz peelings ao menos uma vez por mês. “É ideal para manter a textura lisinha e o viço, além de ajudar no controle de oleosidade e na contração dos poros. Para esse método, alterno soluções de ácido retinoico, salicílico, entre outros”, afirmou, mencionando que aplica toxina botulínica duas vezes ao ano a fim de relaxar a musculatura do terço superior do rosto (testa).

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.