Inspirações são sempre bem-vindas para incentivar no estilo, nas atitudes ou mesmo na preocupação com a saúde. Por isso, o DermaClub traz mais uma matéria da série “Segredos de Dermatologista”, dessa vez, com Mylenne Torres, médica na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. “Uma pele bonita e saudável requer cuidados diários, mas para manter os hábitos e a aparência em ordem é preciso ter disciplina”, revelou. Confira a entrevista completa da dermato, que conta como trata da própria cútis.

Problemas hormonais afetam a saúde da pele, por isso, é preciso ficar atenta aos sintomas

A médica contou que, assim como muitas mulheres, sofre da síndrome dos ovários policísticos (SOP) - distúrbio no processo de ovulação que leva à formação de cistos -, o que torna a sua pele com tendência à acne. “É mais abrangente na região do queixo e mandíbulas, que são as áreas mais propícias a notarmos acne de origem hormonal. Então, além de cuidar da minha pele tenho acompanhamento de profissionais como endocrinologista e ginecologista”, disse.

Entenda como é o ritual de cuidados da médica

Segundo Dra. Mylenne, a limpeza é fundamental e proporciona uma boa sensação. “Pela manhã, lavo o rosto e costas com sabonete à base de ácido salicílico, pois proporcionam limpeza profunda para peles oleosas. Na face, gosto de aplicar alguma loção secativa”, explicou, enfatizando que depois de passar produtos contendo ácido, o filtro solar é mais do que indispensável. “Dou preferência aos dermocosméticos com cor, pois facilitam a minha make. Nas áreas expostas opto sempre por veículos em gel-creme, pois adoro a sensação de pele sequinha”, acrescentou.

A rotina de cuidados não é apenas pela manhã. Conheça os hábitos noturnos da Dra. Mylenne

Para a parte da noite, o primeiro passo é retirar muito bem toda a maquiagem do rosto. “Utilizo demaquilante em loção ou aquoso. Em seguida lavo com o mesmo sabonete da manhã. Nesse momento, faço uso também de algum cosmético para os olhos, com o intuito de reparar a área, que é muito sensível”, esclareceu, afirmando fazer esfoliação pelo menos uma vez ao mês, associada à máscara secativa.

Além dos cuidados diários, a dermatologista também faz tratamentos clínicos

Apesar da rotina diária ser fundamental para se ter a pele saudável e bonita, os cuidados da médica vão muito além do básico. “Em consultório, faço uma vez por mês peeling no rosto e nas costas para tratar a acne e clarear, além de limpeza de pele a cada 60 dias. Além disso, para prevenir a formação de rugas na área da testa e ao redor dos olhos aplico toxina botulínica duas vezes ao ano, e faço uso do laser de CO2 para estimular a produção de colágeno uma vez por ano”, contou.

Dra. Mylenne Torres dá dicas para melhorar os cuidados diários com a pele

A médica afirmou que procura utilizar produtos para tratamento de acne com os antirrugas, variando os ativos entre: vitamina C, ácido hialurônico e ferúlico. “Prefiro tratar a oleosidade e ao mesmo tempo já prevenir o envelhecimento, mas isso muda de acordo com as necessidades de cada pele e interesses da pessoa”, pontuou.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.